No mundo todo, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é uma das principais causas de morte.
Mas por que alguém pensaria em tirar a própria vida? Não há um motivo único para isso, muitos fatores podem levar a pessoa a ter pensamentos e atos suicidas. No entanto, a maior parte dos casos tem a ver com problemas da saúde mental.
A depressão, o transtorno afetivo bipolar, o transtorno de ansiedade e muitas outras doenças mentais como essas têm afetado cada vez mais pessoas e, se não tiverem o devido tratamento, podem causar sérios danos ao indivíduo. Além disso, os problemas do dia a dia, perdas inesperadas e estresse constante também têm um impacto significativo na nossa saúde mental.
Ficar triste ao passar por situações difíceis é normal e até natural, mas caso você perceba que o sentimento de tristeza está se prolongando e até ficando mais intenso, converse com alguém em quem você confia ou busque ajuda de um profissional da saúde. Aprender a lidar com os próprios sentimentos é o primeiro passo para cuidar da saúde mental.
Fique atento também a quem está à sua volta — familiares, amigos e colegas de escola ou trabalho. Caso perceba sinais de que a pessoa não está bem, se ela tem mostrado repentino desinteresse ou até mesmo expressado em palavras que “queria acabar logo com tudo”, “seria melhor sumir”, ou algo assim, coloque-se à disposição para ouvir sobre seus sentimentos e para acompanhá-la na busca por ajuda profissional.
Cuidar da saúde mental não é frescura, não é sinal de fraqueza e nem falta de fé. Cuidar da saúde mental é valorizar a vida!
CVV – Centro de Valorização da Vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma associação civil que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat, 24 horas todos os dias.