Entendendo a Hemofilia

Entendendo a Hemofilia

A Hemofilia é uma doença genética que dificulta a coagulação sanguínea. Pessoas com hemofilia têm maior facilidade de sangrar, principalmente nas articulações, como o cotovelo, os joelhos e os tornozelos. O organismo delas produz uma menor quantidade de fatores de coagulação, que são proteínas responsáveis por interromper um sangramento.

Pequenos traumas ou pancadas são capazes de desencadear uma hemorragia. Depois de um trauma, o paciente começa a sangrar de três a quatro horas, quando esses fatores de coagulação são ativados. A pessoa hemofílica demora um pouco para sangrar, porém vai ter o sangramento por muito mais tempo.

Também há casos graves em que as hemorragias podem acontecer espontaneamente, quando a pessoa realiza simples atividades do dia a dia. Os sintomas dos sangramentos nos músculos e nas juntas são: dor, inchaço, parada do movimento e cor roxa no local atingido. Para confirmar o diagnóstico da doença é preciso ficar atento a algumas situações.

O SUS oferece tratamento de graça a pessoas com hemofilia. Uma das medidas é a reposição do fator de coagulação que falta no sangue do paciente. O fator pode ser extraído do sangue humano, ou produzido em laboratório.

Posts recentes:

Juntos pela valorização da vida Setembro começa com um convite à reflexão e ao cuidado: é o mês do Setembro Amarelo, campanha …

Celebrando quem transforma saúde e bem-estar Hoje é dia de reconhecer e valorizar o trabalho de quem vai muito além de orientar …

Mais informação, menos preconceito Hoje é dia de falar a verdade sobre a Esclerose Múltipla (EM), uma doença neurológica crônica que ainda …

Celebrando quem transforma imagens em cuidado e vida Hoje é dia de reconhecer e valorizar uma profissão essencial para a saúde: o …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo