A BCG é uma vacina criada em 1921 e que até hoje é usada na prevenção contra a tuberculose.
O que é?
A BCG é uma vacina contra a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, porém pode ocorrer em outros órgãos. A BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação e é obrigatória para menores de um ano, que devem ser vacinados de preferência antes de deixar a maternidade.
Ela nos protege totalmente contra tuberculose?
A vacina apresenta uma proteção de mais de 80% contra as formas graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. No que diz respeito à tuberculose pulmonar, sua eficácia é bastante variável, indo de zero a 80%, além de apresentar diferenças entre os países.
Efeitos comuns após a vacina
Após a aplicação da vacina, surge uma pequena lesão, que inicialmente se apresenta como uma mancha um pouco roxa e dá origem a uma pápula, que é uma pequena elevação sólida na pele. Após cerca de um mês, a pápula diminui e se torna uma úlcera, que forma uma cicatriz (observe o seu braço direito).
Caso a lesão fique muito grande e com grande quantidade de pus, não tente resolver o problema sozinho em casa, é necessário procurar o médico.
Contraindicações
A vacina BCG não é recomendada em casos de imunodeficiências, bebês com um peso inferior a 2 kg, desnutrição, febre, tratamento com corticoides ou doenças crônicas. Após a vacinação, são poucos os relatos de efeitos adversos.