Preparo para exame – Audiometria

Preparo para exame – Audiometria

A audiometria é um exame não invasivo utilizado para avaliar a capacidade de ouvir do paciente e a possibilidade de alguma perda auditiva. 

“A audiometria é um exame muito tranquilo, não tem nenhum estímulo doloroso, nenhum estímulo incômodo para o paciente”, diz Carolina Calsolari, fonoaudióloga do Centro de Diagnósticos de Barueri. De acordo com a profissional, o único preparo necessário antes do exame de audiometria é garantir que não haja excesso ou acúmulo de cera no ouvido do paciente, e isso normalmente é o médico otorrinolaringologista que faz antes de encaminhá-lo para a realização do exame.

Quais equipamentos são utilizados no exame?

Para realizar a audiometria, o paciente entra em uma cabine acústica onde ele fica isolado do ambiente externo e pode se concentrar nos sons que irá ouvir. Usando o audiômetro, um equipamento capaz de mensurar a capacidade de cada ouvido de acordo com diferentes frequências, além de fones de ouvido para que seja possível realizar os testes em cada orelha separadamente, o profissional inicia então o exame. Quando a audiometria é realizada em crianças no Centro de Diagnósticos de Barueri, os profissionais utilizam alguns brinquedos para auxiliá-las na compreensão da tarefa e assim ter a certeza da sua resposta para o exame.

Como o exame é feito?

Depois de bem posicionado na cabine, o profissional dispara alguns sons e, o paciente vai sinalizando que ouviu. “Quando é um adulto, ” explica Carolina, “nós orientamos que ele vai escutar um apito, primeiro numa orelha e depois na outra, e toda vez que ouvir esse apito ele tem que levantar a mão para avisar que está ouvindo. A gente orienta e frisa que o apito é bem baixinho, porque o objetivo do nosso exame é detectar o quão mais baixo esse indivíduo escuta. Quando nós estamos fazendo o exame em crianças, a criança muitas vezes não compreende que tem que levantar a mão quando ouvir o apito, então nós criamos brincadeiras. Por exemplo, ela vai ouvir um barulhinho de passarinho e toda vez que ouvir o passarinho ela coloca comidinha e a gente consegue fazer de uma forma lúdica o exame. ” 

Exames complementares à audiometria

A fonoaudióloga do CDB ainda explica outros aspectos sobre o exame da audição: “Além da audiometria tonal, que é a parte do exame responsável por saber em cada frequência qual é o mínimo que aquele indivíduo escuta, também tem a audiometria vocal, que é para saber qual é o mínimo tom da voz (da fala) que ele compreende. Também temos o IPRF que é o Índice de Reconhecimento de Fala, então quanto que ele reconhece da fala num ambiente favorável de escuta. ”

O exame de audiometria, na maioria das vezes, tem como complemento a impedanciometria, que é um exame que serve para avaliar as condições da orelha média do paciente, se tem alguma secreção, se tem alguma otite ou se tem algum impedimento para a passagem do som. Para a impedanciometria, o paciente é orientado a ficar em silêncio e parado, então ele sente uma pressão e ouve uns apitos, mas não precisa responder ou sinalizar, apenas aguardar enquanto o equipamento mede o volume de orelha média dele e se tem reflexos presentes. Dessa forma a avaliação fica completa com diferentes testes de capacidade e qualidade da audição do paciente.

O Centro de Diagnósticos de Barueri, administrado pelo Instituto Cisne, realiza audiometria em adultos e crianças que precisam checar como está a saúde auditiva com qualidade e segurança.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo