Janeiro Branco — saúde de dentro pra fora

Janeiro Branco — saúde de dentro pra fora

Início de ano é uma época em que se costuma fazer promessas, determinar metas, estabelecer objetivos e repensar hábitos.

E para fazer acontecer tudo aquilo que desejamos, um bom planejamento e organização são fundamentais, começando pela nossa mente.

Pensando nisso, o Instituto Cisne está iniciando a campanha Janeiro Branco – saúde de dentro pra fora, um mês inteiro com conteúdos que promovem a saúde mental e emocional.

Iniciar um novo ano é como receber um livro com 365 páginas em branco para escrever uma nova história, um novo ciclo da vida. O mês de janeiro também é uma época em que se costuma fazer promessas, determinar metas, estabelecer objetivos e fazer mudanças. Para que tudo isso seja possível, um bom planejamento e organização são fundamentais, começando pela nossa mente. Pensando nisso, o Instituto Cisne está iniciando a campanha Janeiro Branco – Saúde de dentro pra fora, um mês inteiro com conteúdos que promovem a saúde mental.

A capacidade da mente humana é realmente algo espantoso. Pode-se dizer que a mente é quem comanda todo o nosso ser, nossos movimentos, decisões e até emoções. Mas, num cenário onde tudo é urgente, a mente pode acabar ficando sobrecarregada com tantas responsabilidades e exigências, e isso reflete diretamente em toda a nossa saúde. Como você pode lidar com a pressão do dia a dia e preservar a saúde mental? Aqui vão algumas dicas:

– Planejamento e organização

Ter uma rotina bem planejada aumenta a produtividade e preserva a saúde mental, pois as tarefas podem ser realizadas com mais fluidez e isso reduz o nível de ansiedade e estresse do dia a dia. Um bom planejamento também dá a sensação de estabilidade e segurança, o que traz um sentimento de tranquilidade, além de melhorar a capacidade de lidar com imprevistos. Colocar sua programação semanal ou mensal num papel que fique à vista ou em um arquivo digital que pode ser facilmente acessado proporciona alívio na carga de estresse e ansiedade, e melhora a qualidade de vida e da saúde mental.

– Controle e aceitação

Nossa vida é cheia de circunstâncias que acabam determinando aquilo que podemos ou não fazer, e algumas delas são permanentes e outras variáveis. Para não sobrecarregar a saúde mental, é preciso saber administrar aquilo que está sob seu controle, ou seja, estabelecer estratégias para solucionar aquele problema e colocar em prática. Quanto ao que não está sob seu controle, situações que não há como você mudar, é preciso aceitar e encarar de forma positiva para que não se torne um grande obstáculo.

– Reconhecimento e cooperação

Independentemente de quantas habilidades temos, todos nós temos limites, e reconhecer esses limites é fundamental para não exigir demais de si mesmo. Também é importante pedir ajuda quando necessário. Trabalhar em equipe, com distribuição de tarefas e cooperação, é uma excelente estratégia para não sobrecarregar a mente e ainda assim alcançar os resultados.

De uma forma geral, cuidar da saúde mental é colocar em prática um conjunto de ações para ficar bem consigo mesmo e com os outros. Tais ações incluem um bom planejamento pessoal e organização, aceitar circunstâncias que não podem ser mudadas e corrigir outras que estão sob seu controle, reconhecer os próprios limites e pedir ajuda quando necessário. 

Além de tudo isso, cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, ter contato com a natureza, falar sobre seus sentimentos, fortalecer as amizades, tirar tempo para descansar e para se divertir são hábitos saudáveis que promovem a saúde mental e física.

 

                                                                    

Posts recentes:

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebramos a generosidade que flui nas veias da humanidade. Cada gota doada é uma promessa …

Saúde 5 estrelas

Agradecemos sinceramente pelo reconhecimento da qualidade e excelência da nossa estrutura. É um prazer saber que nossos esforços para manter um alto …

O Teste do Pezinho é essencial para diagnosticar diversas doenças raras, garantindo tratamento precoce e eficaz para seu bebê. Mães, levem seus …

Saúde 5 estrelas

omos gratos pelos elogios e comentários positivos que recebemos. É um grande prazer atender nossos pacientes e ver nosso esforço reconhecido por …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo