Dezembro Laranja – Proteja Sua Pele do Sol

Dezembro Laranja – Proteja Sua Pele do Sol

A estação mais quente do ano, o verão, está chegando, e com ele muito sol e calor. Muitos aproveitam essa época para ir à praia ou piscina, pescar, andar de bicicleta e fazer muitas outras atividades ao ar livre. No entanto, é preciso relembrar que os raios solares causam danos à nossa pele, desde queimaduras até câncer. Com isso em mente, a Campanha Dezembro Laranja do Instituto Cisne chegou com muito conteúdo importante sobre a prevenção do câncer de pele.

O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente no Brasil entre homens e mulheres e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados. A cada ano, cerca de 185 mil novos casos são registrados no país. Embora esse tipo de câncer seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, a constante exposição de jovens aos raios solares tem resultado na diminuição da média de idade dos afetados. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele ou com doenças cutâneas prévias estão entre as mais atingidas.

Prevenção do câncer de pele

Para aproveitar o verão com saúde e segurança, é preciso se proteger da exposição solar. Veja como fazer isso:

– Evite exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h.

– Procure lugares com sombra.

– Use chapéu, boné, camiseta e óculos escuros.

– Use protetor solar no corpo e rosto diariamente, inclusive em dias nublados, e não somente em horários de diversão. 

– Use filtro solar próprio para os lábios.

Além disso, observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas, e consulte um dermatologista pelo menos uma vez ao ano para exame completo.

Diagnóstico do câncer de pele

O câncer de pele costuma se manifestar por manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram, ou ainda feridas que não cicatrizam em até 4 semanas.

Na maior parte das vezes tais alterações na pele não são causadas por câncer, mas é importante que elas sejam investigadas por um médico, principalmente se não melhorarem em poucos dias. Para isso, esteja sempre atento à aparência da sua pele e ao perceber alguma alteração procure uma unidade de saúde, de preferência um dermatologista, para avaliação clínica. Detectar um possível tumor ainda na fase inicial permite que o tratamento tenha maior sucesso e o paciente alcance a cura.

Lembre-se: o câncer de pele pode ser prevenido com pequenas atitudes no dia a dia e, quando detectado no início, apresenta alta chance de cura.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo