O que é o Eletrocardiograma e quando é indicado?

O que é o Eletrocardiograma e quando é indicado?

O Eletrocardiograma (ECG) é um exame importante para a identificação de diversas doenças cardíacas. É um exame não invasivo, que não provoca dor ou desconforto e não exige nenhum corte ou procedimento complexo no paciente. Com o auxílio de conectores fixados no corpo da pessoa, correntes elétricas fazem a medição pelo músculo cardíaco e gravam as informações de acordo com as batidas, registrando-as na tela ou no papel.

A partir dos gráficos, o cardiologista consegue interpretar uma série de dados e informações sobre o funcionamento do coração daquele paciente. Mesmo uma pequena alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, torna-se facilmente percebida por um profissional experiente ao analisar o exame.

Sendo assim, o eletrocardiograma é um teste de rotina essencial para detectar anormalidades como arritmias e verificar os motivos pelos quais alguém apresenta batimentos irregulares. Também é útil para fazer a contagem de batimentos por minuto do coração e, assim, descobrir os padrões das batidas.

Dessa forma, o médico poderá diagnosticar possíveis problemas no coração e também prescrever medicações que não afetem o funcionamento desse órgão vital.

Quando é indicado um ECG?

O eletrocardiograma pode ser solicitado quando o paciente apresentar sintomas como dor no peito, sensação de compressão ou queimação no tórax, palpitações no coração, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, desmaios ou tonturas frequentes. Além disso, o ECG também é recomendado como exame de rotina para pessoas que têm risco de desenvolver doenças cardíacas — fumantes, com colesterol alto, diabéticos, que estão acima do peso ou têm histórico familiar desse tipo de problema. Por fim, esse exame pode ser realizado também antes de uma cirurgia ou procedimento cirúrgico, a fim de garantir que o protocolo de anestesia seja devidamente personalizado.

Preparo e realização do ECG

O eletrocardiograma é um exame simples que não exige grandes preparos antes de sua realização. O paciente deverá se alimentar normalmente e ingerir líquidos à vontade, com exceção de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode alterar o ritmo dos batimentos e fazer com que o resultado do exame seja inconclusivo.

No dia do exame, é recomendado que o paciente use roupas leves e confortáveis, que possam ser facilmente retiradas. No caso das mulheres, é preferível que usem tops ou sutiãs feitos apenas de tecido, sem qualquer tipo de fecho ou outro acessório de metal. Evite cremes e loções hidratantes, ou qualquer outro produto que possa interferir no contato dos eletrodos com a pele.

Por fim, informe ao profissional responsável sobre os medicamentos que você usa antes de começar o exame. Tais informações são fundamentais para a observação do médico para quando o laudo chegar.

Como o ECG é feito?

Na sala de exame, o paciente deve remover a parte de cima de suas roupas e se deitar de maneira confortável. Os eletrodos são colocados na região torácica e espalhados pelo corpo. Eles não machucam e nem dão choque, apenas captam as pulsações emitidas pelo coração.

Após a realização do exame, os eletrodos são retirados, a pele do paciente é devidamente higienizada e ele é liberado, podendo retomar suas atividades imediatamente.

Como vimos, o eletrocardiograma é um exame bem simples e tranquilo de ser feito. Apesar disso, ele tem grande importância no diagnóstico de anormalidades cardíacas e permite que o tratamento seja iniciado precocemente.

Agende uma consulta e converse com o cardiologista para tirar suas dúvidas sobre a saúde do coração.

Posts recentes:

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

A mamografia é um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, e sua realização regular, conforme a indicação médica, …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo