Criado em 1990, o SUS é um sistema público de saúde utilizado em todo o Brasil, sendo que 80% da população brasileira depende exclusivamente dele para atendimento. O SUS garante ao cidadão o direito à saúde, desde a gestação e por toda a vida, proporcionando qualidade de vida e prevenção de doenças, além de promover a saúde de maneira integral e indiscriminada a todos.
Financiado com os impostos do cidadão, o Sistema Único de Saúde é implementado pelos gestores dos estados e municípios, enquanto o governo federal é quem formula as políticas nacionais do seu funcionamento.
O que nem todos sabem é que a atuação do maior sistema público de saúde do mundo vai muito além de atendimentos em hospitais e postos de saúde. O SUS está presente em diversas áreas da nossa vida.
1. Nos supermercados, lanchonetes e restaurantes
A Vigilância Sanitária, por exemplo, é o órgão responsável pela fiscalização de alimentos em supermercados, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos onde são servidas refeições. Esse trabalho é de grande importância pois o consumo de alimentos impróprios é uma das principais formas de contaminação e transmissão de doenças.
2. Na sua viagem de férias
Nos aeroportos, rodoviárias e portos do Brasil, a Vigilância Sanitária, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desempenha um papel fundamental por fiscalizar o cumprimento de normas higiênicas, além de adotar medidas preventivas e de controle de surtos, epidemias e outros agravos à saúde pública no país. A Anvisa também controla a circulação de matérias-primas e mercadorias de importação e exportação, que devem estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.
Até mesmo as inspeções regulares das instalações, bem como a avaliação dos sistemas de abastecimento de água para consumo, a gestão de resíduos e do serviço de limpeza e desinfecção de ambientes, aeronaves e veículos de transporte, são de responsabilidade de Anvisa.
3. Na água que chega à sua casa
O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde, garante que a água utilizada para consumo seja distribuída conforme o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.
E a Vigilância em Saúde Ambiental abrange o conjunto de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública para garantir que a norma de qualidade estabelecida na legislação vigente seja respeitada e para avaliar os riscos da qualidade da água para a saúde humana. O programa atua sobre as formas de abastecimento de água coletivas e individuais, na área urbana e rural, de gestão pública ou privada.
4. Quando você utiliza seu plano de saúde
Por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o sistema público de saúde fiscaliza, regulamenta, qualifica e habilita os planos de saúde brasileiros, assim como as unidades de saúde privadas, com o objetivo de assegurar o interesse público.
É a ANS que define, por exemplo, quais procedimentos devem ser obrigatoriamente cobertos pelas operadoras, além de apurar eventuais irregularidades praticadas pelos planos de saúde e, se for o caso, sua punição.
E, independentemente se tem plano de saúde ou não, quando alguém passa por uma situação de emergência na rua, é o SUS que vai socorrer por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU.
5. Quando você leva seu pet ao veterinário
Mais uma vez o SUS está por trás do trabalho de fiscalização do cumprimento das normas, como é o caso da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) que atua em clínicas veterinárias e pet shops.
Também cabe à Vigilância Sanitária de Zoonoses a imunização de animais, castração, controle de pragas, prevenção e controle de doenças de animais urbanos e rurais, entre outros.
6. Nas farmácias e postos de vacinação
Através do Programa Nacional de Imunização (PNI), toda a população do país tem à disposição as principais vacinas gratuitamente. Com base nas definições da Anvisa, o cidadão também pode consultar o valor máximo de um medicamento nas farmácias e drogarias.
Além de tudo isso, o Sistema Único de Saúde ainda garante a realização de procedimentos médicos de média e alta complexidade, como doação de sangue e leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia e transplante de órgãos. E, importante lembrar que, é graças a ele que milhares de brasileiros se recuperaram da Covid-19 e estão sendo vacinados contra a doença.
A atuação do Sistema Único de Saúde é realmente ampla e diversa. O SUS garante assistência à saúde da população em todo o país, independente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais.