Do supermercado ao aeroporto – Saiba onde o SUS está presente

Do supermercado ao aeroporto – Saiba onde o SUS está presente

Criado em 1990, o SUS é um sistema público de saúde utilizado em todo o Brasil, sendo que 80% da população brasileira depende exclusivamente dele para atendimento. O SUS garante ao cidadão o direito à saúde, desde a gestação e por toda a vida, proporcionando qualidade de vida e prevenção de doenças, além de promover a saúde de maneira integral e indiscriminada a todos.

Financiado com os impostos do cidadão, o Sistema Único de Saúde é implementado pelos gestores dos estados e municípios, enquanto o governo federal é quem formula as políticas nacionais do seu funcionamento.

O que nem todos sabem é que a atuação do maior sistema público de saúde do mundo vai muito além de atendimentos em hospitais e postos de saúde. O SUS está presente em diversas áreas da nossa vida.

1. Nos supermercados, lanchonetes e restaurantes

A Vigilância Sanitária, por exemplo, é o órgão responsável pela fiscalização de alimentos em supermercados, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos onde são servidas refeições. Esse trabalho é de grande importância pois o consumo de alimentos impróprios é uma das principais formas de contaminação e transmissão de doenças.

2. Na sua viagem de férias

Nos aeroportos, rodoviárias e portos do Brasil, a Vigilância Sanitária, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desempenha um papel fundamental por fiscalizar o cumprimento de normas higiênicas, além de adotar medidas preventivas e de controle de surtos, epidemias e outros agravos à saúde pública no país. A Anvisa também controla a circulação de matérias-primas e mercadorias de importação e exportação, que devem estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

Até mesmo as inspeções regulares das instalações, bem como a avaliação dos sistemas de abastecimento de água para consumo, a gestão de resíduos e do serviço de limpeza e desinfecção de ambientes, aeronaves e veículos de transporte, são de responsabilidade de Anvisa.

3. Na água que chega à sua casa

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde, garante que a água utilizada para consumo seja distribuída conforme o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.

E a Vigilância em Saúde Ambiental abrange o conjunto de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública para garantir que a norma de qualidade estabelecida na legislação vigente seja respeitada e para avaliar os riscos da qualidade da água para a saúde humana. O programa atua sobre as formas de abastecimento de água coletivas e individuais, na área urbana e rural, de gestão pública ou privada.

4. Quando você utiliza seu plano de saúde

Por meio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o sistema público de saúde fiscaliza, regulamenta, qualifica e habilita os planos de saúde brasileiros, assim como as unidades de saúde privadas, com o objetivo de assegurar o interesse público.

É a ANS que define, por exemplo, quais procedimentos devem ser obrigatoriamente cobertos pelas operadoras, além de apurar eventuais irregularidades praticadas pelos planos de saúde e, se for o caso, sua punição.

E, independentemente se tem plano de saúde ou não, quando alguém passa por uma situação de emergência na rua, é o SUS que vai socorrer por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU.

5. Quando você leva seu pet ao veterinário

Mais uma vez o SUS está por trás do trabalho de fiscalização do cumprimento das normas, como é o caso da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) que atua em clínicas veterinárias e pet shops.

Também cabe à Vigilância Sanitária de Zoonoses a imunização de animais, castração, controle de pragas, prevenção e controle de doenças de animais urbanos e rurais, entre outros.

6. Nas farmácias e postos de vacinação

Através do Programa Nacional de Imunização (PNI), toda a população do país tem à disposição as principais vacinas gratuitamente. Com base nas definições da Anvisa, o cidadão também pode consultar o valor máximo de um medicamento nas farmácias e drogarias.

Além de tudo isso, o Sistema Único de Saúde ainda garante a realização de procedimentos médicos de média e alta complexidade, como doação de sangue e leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia e transplante de órgãos. E, importante lembrar que, é graças a ele que milhares de brasileiros se recuperaram da Covid-19 e estão sendo vacinados contra a doença. 

A atuação do Sistema Único de Saúde é realmente ampla e diversa. O SUS garante assistência à saúde da população em todo o país, independente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais.

Posts recentes:

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebramos a generosidade que flui nas veias da humanidade. Cada gota doada é uma promessa …

Saúde 5 estrelas

Agradecemos sinceramente pelo reconhecimento da qualidade e excelência da nossa estrutura. É um prazer saber que nossos esforços para manter um alto …

O Teste do Pezinho é essencial para diagnosticar diversas doenças raras, garantindo tratamento precoce e eficaz para seu bebê. Mães, levem seus …

Saúde 5 estrelas

omos gratos pelos elogios e comentários positivos que recebemos. É um grande prazer atender nossos pacientes e ver nosso esforço reconhecido por …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo