Como proteger a saúde quando o tempo está mais seco

Como proteger a saúde quando o tempo está mais seco

O inverno tem sido rigoroso no estado de São Paulo este ano e, além das temperaturas mais baixas, tem deixado o tempo mais seco, o que pode facilitar o aparecimento de algumas doenças, principalmente as do sistema respiratório e as alergias. Com a umidade relativa do ar em queda, há um aumento de poluentes respiráveis e tanto as mucosas das vias aéreas como a pele tendem a ficar mais ressecadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o índice ideal da umidade do ar deve ficar entre 50% e 80%. Quando fica abaixo de 30% os riscos à saúde aumentam e os cuidados devem ser redobrados para evitar adoecer.

Nessa época fria do ano, pessoas que já têm algum comprometimento cardíaco, tem as chances aumentadas em 50% para problemas do coração. Isso acontece porque, para manter a pressão arterial, o órgão precisa fazer mais esforço. Além disso, com o tempo mais seco, até mesmo o sangue fica mais denso, o que pode aumentar o risco cardíaco ou de um AVC.

Tendo em vista que os próximos dias seguirão sem chuva e com o tempo mais seco, o que fazer para se proteger desses incômodos típicos da época?

  • Procure ter uma alimentação saudável, consumindo bastante frutas e vegetais. O corpo precisa estar bem nutrido para evitar ou combater uma doença.
  • Mantenha-se bem hidratado por beber bastante água, chás e sucos naturais. 
  • Mantenha a casa bem arejada e limpa, e evite objetos de decoração que possam acumular pó no ambiente (tapetes, cortinas, bichos de pelúcia e outros).
  • Use soro fisiológico para lavar as narinas e os olhos pelo menos uma vez ao dia.
  • Hidrate a pele com produtos específicos para rosto e corpo.
  • Evite ficar em lugares fechados e com muitas pessoas. 
  • Utilize umidificadores de ar ou coloque um balde com água ou toalha molhada pela casa, principalmente no quarto para dormir.
  • Evite praticar exercícios ao ar livre entre 10h da manhã e 5h da tarde por conta da alta exposição aos poluentes.

Dar atenção a esses cuidados contribui para uma respiração melhor e previne diversos tipos de problemas de saúde comuns nessa época mais seca e fria do ano.

Posts recentes:

Ontem celebramos 38 anos de acolhimento e um olhar atento à saúde e ao bem-estar! Desde 1986, o Instituto Cisne tem transformado …

Julho Amarelo está aqui para lembrar a todos da importância vital da prevenção das hepatites virais. Conheça os diferentes tipos de hepatite …

Cuide do seu bebê! A imunização com a vacina BCG é fundamental para prevenir as formas mais graves da tuberculose. Leve-o à …

Estar informado sobre o diabetes é essencial para se prevenir e ter uma vida saudável. Mantenha um estilo de vida equilibrado, com …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo