7 coisas que roubam a sua energia e te deixam cansado

7 coisas que roubam a sua energia e te deixam cansado

O cansaço excessivo é um mal que tem afetado grande parte da humanidade e pode ter como causa diferentes fatores. A fadiga pode ser considerada tanto um sintoma de alguma doença grave como também resultado do estilo de vida que a pessoa leva. Algumas medidas adotadas no dia a dia podem aliviar tal cansaço, mas, caso não haja melhora, o ideal é buscar ajuda médica para diagnosticar a verdadeira causa da fadiga. Veja abaixo algumas causas mais comuns do cansaço e sugestões de como evitá-lo:

 

  • Dormir na hora errada

Dividir o sono em dois ou mais períodos perturba o ritmo natural do corpo e não repõe totalmente as energias. Outro fator que pode prejudicar a qualidade do sono é a luminosidade, que pode causar distúrbios de sonolência excessiva e fadiga durante o restante do dia.

Sugestão: Dormir durante a noite é a melhor escolha para um bom descanso. No caso de quem trabalha no período noturno, estabeleça uma rotina para alinhar seu relógio biológico e escolha um lugar tranquilo e escuro para dormir. Se necessário, use máscara para os olhos. 

  • Bebidas energéticas

Devido ao alto teor de cafeína e açúcar, algumas bebidas, como café, chás, refrigerantes e energéticos, fornecem um aumento temporário de vigor e ânimo, mas em pouco tempo os efeitos passam e a pessoa tem a sensação de fadiga. O consumo excessivo desse tipo de bebida gera um ciclo de picos de energia seguidos de cansaço extremo e indisposição.

Sugestão: Tente diminuir gradualmente e limite o consumo dessas bebidas. 

  • Sono insuficiente

Uma única noite de sono mal dormida pode gerar um estado de cansaço por vários dias. Por outro lado, boas horas de sono tranquilo e ininterrupto são capazes de recarregar as energias do organismo e dar mais disposição para enfrentar o dia seguinte.

Sugestão: Procure criar uma rotina de sono, indo se deitar todos os dias no mesmo horário, e evite o uso de aparelhos eletrônicos pouco antes de dormir.

  • Má alimentação

O alimento que comemos é o combustível que dá energia para o nosso corpo se mover, respirar e manter a temperatura adequada. Quando ingerimos poucas calorias, ou de má qualidade, o metabolismo diminui o ritmo para economizar energia, fazendo-nos sentir cansados. Intolerâncias alimentares também podem causar cansaço. Procure um médico ou nutricionista caso você suspeite que certos alimentos alterem seu corpo. 

Sugestão: Não siga dietas da moda ou muito restritivas sem acompanhamento médico. Evite o consumo de carboidratos refinados e dê preferência a alimentos naturais integrais, ricos em proteínas e fibras, como frutas e legumes.

  • Sedentarismo

Muitas pessoas dizem não praticar atividade física por estarem cansadas demais. Porém esse é um grande erro e acontece justamente o contrário, quanto mais sedentário, mais cansado fica. Pesquisas mostram que pessoas com Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) tendem a ter baixos níveis de força e resistência. Praticar exercícios é uma das formas de combater essa fadiga.

Sugestão: De modo gradativo, faça pequenas mudanças no seu dia a dia para incluir atividades físicas. Abandone o sedentarismo e procure algum exercício que te dá prazer para começar hoje mesmo. Um profissional de educação física e aplicativos de celular podem ajudar a dar orientação de como fazer.

  • Desidratação

O consumo de água provoca em nosso corpo muitas reações químicas benéficas que contribuem para o seu bom funcionamento. A desidratação diminui os níveis de energia, prejudica a capacidade de concentração e até mesmo altera o humor.

Sugestão: Não espere sentir sede para beber água. Mantenha-se hidratado durante o dia todo, ingerindo cerca de 2 a 3 litros de água. Se necessário, coloque um alarme para lembrar de beber água até que isso se torne um hábito.

  • Estresse

Pesquisas sugerem que o estresse interfere diretamente nos níveis de energia da pessoa e o estresse crônico pode causar fadiga e reduzir a qualidade de vida.

Sugestão: Escolha alguma atividade prazerosa para aliviar suas preocupações e ansiedade. Alguns escolhem ioga ou meditação, outros preferem corrida ou outro esporte. Praticar uma dessas atividades não vai evitar todas a situações estressantes, mas vai te ajudar a administrar o estresse diário.

Conhecer o próprio corpo e prestar atenção a como ele reage em certas situações nos ajuda identificar a causa de alterações, como o cansaço excessivo. Uma rotina saudável com atividades físicas, alimentação equilibrada e acompanhamento médico regular sempre resulta em benefícios para a saúde.

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