Porque você deve saber seu tipo sanguíneo?

Porque você deve saber seu tipo sanguíneo?

Qual é o seu tipo sanguíneo? Infelizmente muitas pessoas não sabem dar uma resposta para essa pergunta. Muitos nunca fizeram um exame simples, que pode trazer essa informação essencial para momentos de emergência.

Quando o sistema imunológico reconhece que algo estranho invadiu o corpo, ele começa a produzir anticorpos. Essa substância protetora vai defender o organismo, combatendo bactérias e vírus.

Isso significa que em situações que a pessoa opte por transfusão sanguínea, saber o tipo sanguíneo é fundamental. Os anticorpos atacam tudo o que não deveria estar no sangue, por isso é preciso certificar que o antígeno não seja atacado.

Para entender melhor esse cenário vamos conhecer quais são os tipos de sangue que existem.

Sangue tipo A

Esse tipo é um dos mais comuns entre as pessoas. Ele é considerado como “anti-B” porque contem anticorpos contra o sangue do tipo B. Isso significa que pessoas com esse tipo sanguíneo podem ser doadores para quem possui sangue “A” ou “AB”.

Sangue tipo B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B pode receber sangue dos tipos “B” e “O”.

Sangue tipo AB

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

Sangue tipo O

Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B. Por conta disso, podem receber sangue do tipo “O”. Porém é doador para todos os outros tipos.

O sistema ABO, também classifica o sangue pelo fator RH. Ele indica a presença de um antígeno nas hemácias, existe o Rh positivo e o negativo e a classificação é a seguinte:

Sangue fator Rh+

  • Podem receber sangue de pessoas com fator Rh+ e Rh-

  • doam sangue para pessoas com fator Rh+

Sangue fator Rh-

  • Podem doar sangue para pessoas com fator Rh+ e Rh-

  • recebem sangue de pessoas com fator Rh-

Além de facilitar o atendimento em situações de risco, saber o seu tipo sanguíneo é essencial até mesmo nas gestações quando o sangue do bebê é incompatível com o da mãe.

Para descobrir seu tipo sanguíneo é feita a tipagem sanguínea, um exame laboratorial de coleta e análise de uma amostra. Um exame de sangue simples, mas vale sempre lembrar que deve ser feito em um laboratório de confiança.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo