Quais são os riscos da falta de segurança nos alimentos consumidos?

Quais são os riscos da falta de segurança nos alimentos consumidos?

A falta de cuidados com os alimentos pode prejudicar a segurança dos mesmos e até mesmo causar graves danos à saúde. Alimentos contaminados podem ser os responsáveis por mais de 250 doenças causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.

A Organização Mundial da Saúde estima que doenças transmitidas por alimentos (DTA) causem o adoecimento de uma em cada 10 pessoas anualmente. Além disso, tais doenças podem ser fatais, principalmente em crianças menores de 5 anos, causando milhares de mortes. 

No Brasil, a maioria das doenças transmitidas por alimentos são causadas por bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus. No entanto, há também surtos de DTAs causados por vírus (rotavírus e norovírus) e, em menor proporção, por substâncias químicas.

Embora a contaminação possa ser adquirida por diversos meios e por diferentes causas, as infecções causadas por alimento inadequado costumam apresentar com frequência os seguintes sintomas: 

Nesse período, que costuma durar de 1 a 7 dias, é importante se manter hidratado e fazer refeições leves para que o organismo se recupere. Quando os sintomas não diminuem ou quando não passam, o ideal é procurar atendimento médico em uma unidade de saúde.

A forma mais eficaz de prevenir as doenças transmitidas pelos alimentos é por consumir água e alimentos que estejam de acordo com os padrões de qualidade da legislação vigente, além de manter boas práticas de higienização pessoal e no preparo e manuseio das refeições.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo