Qual a relação entre o meio ambiente e a saúde?

Qual a relação entre o meio ambiente e a saúde?

O ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que comemos vêm da natureza. Somos muito dependentes de sua rede interconectada e do seu equilíbrio. 

Contudo, o rápido crescimento da população e os avanços dos processos de industrialização e urbanização da sociedade nos últimos séculos certamente tiveram repercussão sobre o meio ambiente, deixando-o à beira de um colapso.

Estudos mostram que as condições do lugar em que se vive interferem diretamente na saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, tornar o ambiente em que vivemos mais saudável pode evitar até 13 milhões de mortes em um ano. Em muitos países, cerca de 30% das doenças são causadas devido a fatores ambientais, como por exemplo a falta de saneamento e poluição do ar. Isso mostra que um meio ambiente “doente” é muito prejudicial à nossa saúde e, por isso, precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para preservá-lo em boas condições.

Com um pouco de consciência e com algumas mudanças no comportamento diário, é possível tornar o ambiente mais saudável, o que preservará a natureza e evitará a propagação de doenças e até mesmo de mortes.

Posts recentes:

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

A mamografia é um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, e sua realização regular, conforme a indicação médica, …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo