Quando a endoscopia é indicada?

Quando a endoscopia é indicada?

A endoscopia é um exame utilizado para diagnosticar várias doenças do sistema digestivo como gastrite, sangramentos, esofagite, tumores e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

O médico pode solicitar uma endoscopia em casos de azia e queimação no estômago, dores na parte superior do abdome, náuseas e vômitos frequentes, fezes escuras, vômito acompanhado de sangue, refluxo ou perda de peso sem motivo aparente.

Como o exame é feito?

Com o paciente total ou parcialmente sedado, um tubo flexível com uma minúscula câmera na ponta é introduzido via oral, passando por todo o trato digestivo, enquanto captura imagens do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). As imagens servirão para o médico analisar em busca de lesões, infecções ou outras alterações nos órgãos.

Recomendações e preparo

O paciente precisa estar acompanhado de um adulto no dia do exame pois, devido à sedação, poderá sentir-se sonolento e ter dificuldades em se locomover.

No dia anterior ao exame, é importante que o paciente tenha uma dieta leve, evitando alimentos difíceis de digerir como carne vermelha. E é preciso um jejum absoluto de pelo menos 8 horas antes do exame para que o estômago esteja completamente vazio e seja possível uma clara visão dos órgãos.

Tempo para o exame

A endoscopia pode durar de 5 a 20 minutos, dependendo de cada caso. Normalmente é realizada apenas uma vez, mas o médico vai determinar a regularidade de acordo com o tratamento e acompanhamento do paciente.

Quais os riscos de uma endoscopia?

Embora a realização desse exame geralmente seja bem segura e os riscos sejam mínimos, pode acontecer algumas complicações como:

Dores abdominais

Desconforto na garganta

Perfuração gastrointestinal

Pontos de hemorragia local

Dificuldades para engolir

Febre

Após o exame, alguns sintomas de fraqueza desorientação e mal-estar podem aparecer, portanto é recomendado que o paciente repouse o restante do dia.

Posts recentes:

Julho Amarelo está aqui para lembrar a todos da importância vital da prevenção das hepatites virais. Conheça os diferentes tipos de hepatite …

Cuide do seu bebê! A imunização com a vacina BCG é fundamental para prevenir as formas mais graves da tuberculose. Leve-o à …

Estar informado sobre o diabetes é essencial para se prevenir e ter uma vida saudável. Mantenha um estilo de vida equilibrado, com …

Saúde 5 estrelas

Agradecemos pelo elogio ao Centro de Diagnósticos de Barueri! Estamos felizes em saber que nossa organização, limpeza e atendimento gentil proporcionaram uma …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo