Entendendo a Hemofilia

Entendendo a Hemofilia

A Hemofilia é uma doença genética que dificulta a coagulação sanguínea. Pessoas com hemofilia têm maior facilidade de sangrar, principalmente nas articulações, como o cotovelo, os joelhos e os tornozelos. O organismo delas produz uma menor quantidade de fatores de coagulação, que são proteínas responsáveis por interromper um sangramento.

Pequenos traumas ou pancadas são capazes de desencadear uma hemorragia. Depois de um trauma, o paciente começa a sangrar de três a quatro horas, quando esses fatores de coagulação são ativados. A pessoa hemofílica demora um pouco para sangrar, porém vai ter o sangramento por muito mais tempo.

Também há casos graves em que as hemorragias podem acontecer espontaneamente, quando a pessoa realiza simples atividades do dia a dia. Os sintomas dos sangramentos nos músculos e nas juntas são: dor, inchaço, parada do movimento e cor roxa no local atingido. Para confirmar o diagnóstico da doença é preciso ficar atento a algumas situações.

O SUS oferece tratamento de graça a pessoas com hemofilia. Uma das medidas é a reposição do fator de coagulação que falta no sangue do paciente. O fator pode ser extraído do sangue humano, ou produzido em laboratório.

Posts recentes:

Feliz Natal!

Um convite à conexão, solidariedade e transformação O Natal chega como um dos momentos mais simbólicos do ano: tempo de reencontros, celebrações …

Profissionais que Fazem a Voz Acontecer No Instituto Cisne Barueri, celebramos hoje uma data especial dedicada aos profissionais que dão voz, confiança …

Inclusão é direito, não privilégio Hoje, celebramos o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma data dedicada a reforçar a …

A importância da prevenção, do cuidado e do combate ao HIV e outras ISTs O Instituto Cisne Barueri iniciou oficialmente as atividades …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo