A polissonografia é um exame que monitora a atividade respiratória, cardíaca, muscular e cerebral enquanto o paciente dorme, e pode ajudar a detectar possíveis distúrbios do sono.
O neurologista pode solicitar uma polissonografia para analisar o sono do paciente. Para o dentista, é uma ajuda em casos de pacientes que roncam, dormem com a boca semi-aberta ou que apresentam bruxismo. O cardiologista pode utilizar esse exame para monitorar a atividade cardíaca do paciente em casos de apneia (parada respiratória que dura alguns segundos durante o sono). A polissonografia é um exame útil em diferentes especialidades médicas.
Como é feito o exame?
O paciente deverá passar uma noite de sono na clínica com eletrodos fixados na cabeça, no peito e nas pernas, para monitoramento.
Ao final do período do exame, que dura de 6 a 8 horas, a polissonografia fornecerá um relatório detalhado com as características do sono do paciente para que o médico solicitante possa analisar.
Quais são as indicações para o paciente antes de realizar o exame?
É recomendado que o paciente vá alimentado e que evite o consumo de alimentos e bebidas com cafeína. É apropriado também que ele leve consigo um pijama confortável (conforme está acostumado a dormir) e, se desejar, seu próprio travesseiro e cobertor, para que se sinta à vontade, como se estivesse em sua própria casa. E, por se tratar de um exame com monitoramento constante, caso o paciente tenha vontade de ir ao banheiro ou beber água, ele pode solicitar e os monitores estarão de prontidão para atender.
Embora o paciente talvez tenha dificuldade de pegar no sono de imediato, quando o cansaço chegar ele vai conseguir dormir profundamente, e é quando o exame é realizado de forma completa.