Tuberculose tem cura!

Tuberculose tem cura!

Mesmo sendo curável, milhares de pessoas morrem todos os anos de tuberculose, em muitos casos por não darem continuidade ao tratamento

Considerada um sério problema da saúde pública, a Tuberculose atinge mais de 8 milhões de pessoas, provocando mais de 1 milhão de mortes todo ano no mundo. Mesmo sendo possível ser prevenida, tratada e curada, ainda mata milhares de pessoas, inclusive no Brasil.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, tendo como principal sintoma a tosse seca ou com secreções que persiste por três semanas ou mais. Outros sintomas podem estar presentes, como febre e suor noturnos, emagrecimento, cansaço / fadiga. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala.

 

Prevenção

A melhor forma de prevenção é a vacinação, através da vacina BCG, que diminui as formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou no máximo até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Como é o tratamento?

A tuberculose tem cura, o tratamento dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo SUS.

Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente da melhora dos sintomas. O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente.

 

Posts recentes:

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

A mamografia é um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, e sua realização regular, conforme a indicação médica, …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo