Tuberculose tem cura!

Tuberculose tem cura!

Mesmo sendo curável, milhares de pessoas morrem todos os anos de tuberculose, em muitos casos por não darem continuidade ao tratamento

Considerada um sério problema da saúde pública, a Tuberculose atinge mais de 8 milhões de pessoas, provocando mais de 1 milhão de mortes todo ano no mundo. Mesmo sendo possível ser prevenida, tratada e curada, ainda mata milhares de pessoas, inclusive no Brasil.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, tendo como principal sintoma a tosse seca ou com secreções que persiste por três semanas ou mais. Outros sintomas podem estar presentes, como febre e suor noturnos, emagrecimento, cansaço / fadiga. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala.

 

Prevenção

A melhor forma de prevenção é a vacinação, através da vacina BCG, que diminui as formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou no máximo até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Como é o tratamento?

A tuberculose tem cura, o tratamento dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo SUS.

Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente da melhora dos sintomas. O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente.

 

Posts recentes:

Os bastidores que mantêm a saúde em movimento No universo da saúde, onde cada segundo importa, existe um papel fundamental que, muitas …

O Poder do Acolhimento e da Empatia no Caminho do Cuidado No Dia Mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade …

Cuide do Seu Coração com Atenção e Constância No Dia Nacional de Alerta à Insuficiência Cardíaca, o Instituto CISNE reforça um lembrete …

A Luta Silenciosa Contra as Hepatites Virais No mês de julho, o Instituto CISNE se une à campanha Julho Amarelo, uma mobilização …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo