Muitos estudiosos consideram o stress e a ansiedade os males característicos do nosso século, em SP, por exemplo, cerca de 30% da população sofre com alguma perturbação mental
Sintomas típicos de estresse e ansiedade incluem o cansaço frequente, insônia, falta de ar, irritabilidade. Se você já teve algum quadro clínico associado a alguma dessas coisas, sabe o quão difícil é se livrar delas. Embora o recomendável seja sempre procurar ajuda profissional, há várias técnicas aprovadas por psicólogos que podem te ajudar a lidar melhor com o estresse:
- Entenda o poder da sua respiração
Ansiedade e estresse geram respiração ofegante. E retomar o controle da sua respiração pode, no caminho inverso, acalmar sua mente. Respire fundo algumas vezes quando sentir que está nervoso e isso enviará ao seu cérebro a mensagem que você está calmo.
- Cultive um olhar diferente em relação aos seus problemas
Você pode olhar pra uma situação estressante. É tudo uma questão de ponto de vista. Deixe a pressão te ajudar a fazer um trabalho melhor, em vez de trazer à tona suas inseguranças.
- Aceite o que você não pode mudar
Algumas coisas são o que são e lutar contra elas mentalmente, perguntando por que elas estão acontecendo com você, se culpando ou se martirizando só vão te deixar mais ansioso. Aceite que o problema é do jeito que é. Há coisas que você não pode controlar.
- Ocupe a mente (mas não muito)
Mantenha-se ocupado o suficiente para não deixar o ciclo de pensamentos negativos seguir seu curso. Não adianta se estressar mais ainda, mas tente manter-se compenetrado em tarefas de alto nível de atenção e que não sejam muito chatas.
- Exercite-se
Se exercitar faz bem pra sua mente e pro seu corpo, e como não poderia deixar de ser, ajudar a diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Uma caminhada basta: depois de 21 minutos andando, você já sente alguns efeitos benéficos do exercício no seu organismo: calma, foco e disposição.
- Durma bem
Dormir bem e o suficiente pode ser a solução pra muitos problemas do seu dia a dia, e não é diferente com o estresse e ansiedade, que inclusive causam insônia. Então, minimizar distrações e luzes, fazer do seu quarto e da sua cama um santuário do sono e esvaziar a cabeça antes de dormir podem te ajudar.