Você conhece a Fisioterapia Respiratória?

Você conhece a Fisioterapia Respiratória?

O fisioterapeuta é um profissional que atua na fase aguda da Covid-19, principalmente no manejo da via aérea e na manutenção do paciente sob ventilação mecânica, ou seja, na terapia respiratória.

 

 

A Fisioterapia Respiratória é como um conjunto de técnicas realizadas com o objetivo de prevenir e reparar problemas relacionados a respiração, permitindo uma melhor funcionalidade e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

 

Quais são os benefícios da Fisioterapia Respiratória?

A fisioterapia respiratória visa melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado, além de expulsar secreções brônquicas, ajudando na melhora da função pulmonar. São aplicadas técnicas manuais e aparelhos que ajudam no trabalho do fisioterapeuta.

Vale ressaltar que a fisioterapia respiratória utiliza estratégias não invasivas para melhorar o transporte do oxigênio, prevenindo, revertendo ou minimizando os problemas pulmonares que são causadas por doenças como asma, tuberculose, pneumonia, entre outras.

 

Onde é realizado o tratamento para reabilitação do paciente?

O fisioterapeuta avalia o paciente para identificar o tipo de técnica que pode ser aplicada de acordo com o quadro clínico. Quando o paciente está hospitalizado, por exemplo, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o atendimento será mais focado na melhora da eficiência ventilatória ou na redução da sobrecarga dos músculos respiratórios, para evitar a falência desses músculos, o que pode causar a insuficiência respiratória.

Já em pacientes que irão se submeter a alguma cirurgia, a fisioterapia respiratória foca na prevenção, tanto para melhorar a condição física do paciente, quanto para garantir que após a cirurgia a capacidade respiratória não seja afetada.

Quando a fisioterapia respiratória é aplicada em ambulatórios, o tratamento fica mais focado na melhora do condicionamento físico do paciente. Isso tende a aumentar a independência, reduzir os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo