5 perguntas sobre boca seca

5 perguntas sobre boca seca

Não chega a ser um mistério: boca seca é ausência de saliva. Mas ainda podemos ter muitas dúvidas sobre essa condição, ainda mais com o início do inverno em que a boca seca é tão comum, porém, mais importante do que apenas questionar, é procurar respostas a essas perguntas.

 

 

 

Faz parte do processo de envelhecimento?

Não, a boca seca (ou xerostomia) não faz parte do processo de envelhecimento em si. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, podem desenvolver condições que afetam a produção de saliva – como diabetes – e tomar medicamentos que podem secar a boca.

 

O que pode causá-la?

Medicamentos: a boca seca é um efeito colateral de muitos tipos de remédios, incluindo aqueles para depressão, alergias, resfriados e hipertensão.

Desidratação: quando você perde mais líquido do que ingere. Pessoas de todas as idades podem ficar desidratadas, mas os adultos mais velhos são mais propensos.

Radioterapia: as glândulas salivares podem ser danificadas se forem expostas à radiação durante o tratamento do câncer.

Quimioterapia: medicamentos usados para tratar o câncer podem tornar a saliva mais espessa, fazendo com que a boca fique seca.

Lesões na cabeça ou no pescoço: uma lesão nestes locais pode danificar os nervos que dizem às glândulas salivares para produzir saliva.

 

O que posso fazer?

Primeiro de tudo, certifique-se de que esteja hidratado e marque uma consulta com seu médico ou dentista. Este profissional poderá ajustar seus medicamentos, prescrever remédios que aumentem a produção de saliva e até recomendar o uso de saliva artificial (sim, isso existe).

 

Boca seca aumenta o risco de cárie?

Sim. Como a saliva protege contra a cárie dentária, ter menos saliva pode colocá-lo em risco, por isso mantenha seus dentes saudáveis:

  • escove pelo menos 2 vezes ao dia;
  • use fio dental regularmente;
  • visite seu dentista pelo menos 2 vezes ao ano.

 

A dieta pode influenciar?

Mudanças na alimentação podem contribuir para estimular a mastigação e aliviar a boca seca. Para isso, coloque no prato (ou no copo): chás, sopas, maçã, agrião, melancia, picolés de frutas, sucos naturais e ovos.

Por outro lado, é melhor evitar sal, café, açúcar, álcool e alimentos ácidos e picantes.

Posts recentes:

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebramos a generosidade que flui nas veias da humanidade. Cada gota doada é uma promessa …

Saúde 5 estrelas

Agradecemos sinceramente pelo reconhecimento da qualidade e excelência da nossa estrutura. É um prazer saber que nossos esforços para manter um alto …

O Teste do Pezinho é essencial para diagnosticar diversas doenças raras, garantindo tratamento precoce e eficaz para seu bebê. Mães, levem seus …

Saúde 5 estrelas

omos gratos pelos elogios e comentários positivos que recebemos. É um grande prazer atender nossos pacientes e ver nosso esforço reconhecido por …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo