Nesse Dia Nacional da Saúde, paramos para pensar sobre a sua saúde, como você tem lidado com essa situação? Muitos infelizmente não sabem o que fazer, e muitas vezes não sabem nem por onde começar a mudar para ser manter saudáveis, mas algumas atitudes muito fáceis de serem colocadas em prática podem fazer toda a diferença na prevenção e também no tratamento de diversas doenças, sejam elas físicas ou mentais.
Exercícios físicos e boa alimentação são indispensáveis
A rotina atribulada não pode e nem deve ser desculpa para não praticar atividades físicas. A prática de exercícios orientados é ideal para trazer mais saúde e disposição. Não faltam opções: pilates, musculação, ioga, corrida, caminhada, natação… O que não vale é ficar parado!
Porém, para garantir resultados mais seguros e adaptar a prática ideal para cada indivíduo, é muito importante buscar uma avaliação médica antes de começar os treinos.
Uma alimentação equilibrada e saudável também traz muitos benefícios. Verduras, legumes, frutas e grãos devem sempre fazer parte do cardápio diário. E fique longe de dietas da moda que prometem resultados rápidos; na realidade, elas podem trazer impactos negativos e podem até mesmo piorar quadros de saúde já existentes.
De olho na saúde mental
Corpo e cabeça estão completamente conectados. Portanto, um corpo saudável ajuda a manter a mente equilibrada. Mas, como melhorar a saúde mental e complementar os cuidados com o bem-estar geral a partir de passos simples?
- Cuide do seu sono;
- Tome sol;
- Dê um tempo: Faça pequenas pausas durante o dia de trabalho, alongue-se, dê uma volta;
- Evite o consumo excessivo de álcool;
- Busque ajuda profissional;
- Socialize!