Como prevenir efeitos negativos da quarentena nas crianças

Como prevenir efeitos negativos da quarentena nas crianças

A infância é um período único, em que a criança depende de estímulos sociais, movimentação, ar livre, rotina, ambiente familiar tranquilo e afeto para se desenvolver física e cognitivamente. E o que fazer, então, quando tudo isso fica prejudicado, como na pandemia de Covid-19? 

Carinho, atenção e rotina importam mais 

Os bebês ainda não têm capacidade de compreender que a rotina está diferente. Para eles, o principal problema da quarentena é o estresse dos pais. É a inteligência emocional e o carinho dos adultos que ditarão o impacto real da pandemia no desenvolvimento dos filhos. Os pais têm que tornar o ambiente mais saudável e equilibrado possível, para que a criança se sinta segura, acolhida à vontade para expressar suas emoções. 

Desenvolvimento motor 

Desde o início da vida, o bebê se beneficia de períodos no dia para se movimentar livremente, no chão. Depois, quando ela engatinha, deve ficar livre para ser “tão ativa quanto possível”, recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Interação social 

Até o segundo aniversário, a socialização é mais importante e pode fazer falta para a criança. Cabe aos pais estimular o diálogo durante o dia, brincar com ela e mostrar o mundo externo, nem que seja pela janela do apartamento.

Videoconferência com os avós e amiguinhos, mesmo que por um período curto, já ajudam. Aqui, vale fazer o parêntese de que celulares e computadores podem (e devem) ser usadas para manter a vida social, mas o excesso de tempo de tela como entretenimento (jogos online, desenhos, etc) pode ser prejudicial por substituir a interação necessária com o ambiente e os cuidadores.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo