Nas primeiras semanas sem fumar os sintomas de abstinência podem ser mais drásticos. Por isso, para sofrer menos com as reações físicas e psicológicas (que existem, mas são passageiras), veja as seguintes dicas:
Não ter cigarro em casa
Evitar álcool e café
Fazer exercícios e se alimentar bem
Mascar cravos e pensar nos benefícios
1. Não ter cigarro em casa
A primeira coisa que precisa ser dita a quem decide parar de fumar é que no primeiro dia ela não pode ter cigarro em casa. A fissura, que é a vontade enorme de fumar, dura apenas cinco minutos e passa. Ela pode voltar, mas passa. Então, se a pessoa não tem cigarro por perto, as chances de ela fumar são menores.
2. Evitar álcool e café
Outro ponto importante é evitar coisas que estimulam a vontade de fumar, como o álcool. Beber e fumar tem uma associação muito grande, por isso quem quer deixar de fumar precisa evitar o álcool, principalmente nas primeiras semanas. Também recomenda-se evitar tomar café, se o hábito estiver relacionado ao cigarro.
3. Fazer exercícios e se alimentar bem
Exercícios respiratórios simples, como puxar o ar para dentro e soltar o ar lentamente e ir relaxando podem ajudar. Também é bom fazer caminhada, sair de casa quando estiver mais tenso(a) e ansioso(a), beber bastante água e comer alimentos de baixa caloria, porque o ganho de peso acaba sendo motivo para voltar a fumar.
4. Mascar cravos e pensar nos benefícios
Muitas pessoas relatam que mascar o cravo ou colocá-lo na boca tira a vontade de fumar. Outra sugestão para ficar sem fumar está ligada ao pensamento: quando pensar em voltar a fumar lembre-se dos benefícios da mudança a curto prazo (melhora do paladar, do olfato, da pele e da parte respiratória) e a longo prazo (diminui as chances de ter doenças respiratórias, pulmonares, câncer e também infarto agudo do miocárdio).
Fonte: Ministério da Saúde