Por que hipertensos estão entre os mais vulneráveis ao novo coronavírus?

Por que hipertensos estão entre os mais vulneráveis ao novo coronavírus?

Nunca foi tão importante cuidar da hipertensão arterial quanto agora. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), quanto o Ministério da Saúde colocam os hipertensos entre os mais suscetíveis a essa enfermidade. Por quê?

Há uma série de fatores que colaboram para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral. Veja alguns deles:

  • O vírus pode afetar o músculo cardíaco dos pacientes, que já têm o coração sobrecarregado, e causar miocardite (inflamação do miocárdio)
  • Pode gerar necrose pulmonar, com acúmulo de líquido no pulmão
  • Vírus anula a ação de medicamentos para controle de pressão arterial

Veja os cuidados específicos que os hipertensos devem tomar:

  • Estar com a pressão arterial controlada
  • Estar com as vacinas em dia
  • Procurar ajuda médica imediatamente após o aparecimento do primeiro sintoma

As outras recomendações são as mesmas destinadas a outras faixas da população: lavar bem as mãos, evitar ambientes com multidões e manter o corpo saudável, com dieta balanceada e exercícios frequentes.

 

Entenda os riscos

Os hipertensos estão entre os grupos que podem desenvolver casos mais severos da Covid-19. As complicações mais graves estão ligadas ao pulmão e ao coração.

Em geral, as infecções aumentam o metabolismo e podem levar a complicações graves. A aceleração do metabolismo, deixa o organismo desregulado e apresenta sintomas como febre e fraqueza com mais intensidade.

O vírus também impede a ação de medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), usada para reduzir a pressão arterial.

 

Quais os cuidados a tomar?

O principal cuidado é controlar a pressão arterial para não comprometer órgãos e sistemas e não deixar o organismo deteriorado diante da chegada de uma infecção.

Além disso, especialistas indicam o controle das condições respiratórias, estar com as vacinas em dia e evitar outras infecções.

 

 

 

Fonte: G1

Posts recentes:

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

A mamografia é um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, e sua realização regular, conforme a indicação médica, …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo