Troque o preconceito pela prevenção

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Segundo estimativas, um a cada seis homens vai ser diagnosticado, ao longo da vida, com essa doença. Para conscientizar os homens, foi criado o Novembro Azul, uma campanha realizada no mundo inteiro. 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. 

Os fatores de risco para o câncer de próstata incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Além disso, estudos mostram que os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causam sintomas. Por isso, é importante que homens começem a fazer os exames preventivos aos 50 anos e descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos devem começar a fazer os exames aos 45 anos, pois, apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.

Quando o câncer de próstata está em estado avançado, o homem pode apresentar dificuldade para urinar, dor óssea, e pode evoluir para insuficiência renal.

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso haja aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para analisar a presença de tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástase (quando as células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores).

O tratamento pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos. 

Quando diagnosticado no início, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura, por isso, troque o preconceito pela prevenção e viva mais para aproveitar a sua vida junto com a sua família!