O Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens a cuidarem da saúde, e realizarem o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

[wgl_spacing spacer_size=”30px”]

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata no Brasil. Infelizmente, o preconceito com relação aos exames preventivos ainda é um dos fatores que mais contribui para o descobrimento da doença em estágio avançado, resultando nessa estatística alarmante.

A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade, sendo que em cada 10 homens afetados 9 têm mais de 55 anos. Além disso, o risco é ainda maior para homens com histórico familiar da doença, negros e obesos.

O câncer de próstata quase sempre tem desenvolvimento lento e não manifesta sintomas em fase inicial. Quando avançado, o homem pode ter dor ao urinar, diminuição do jato de xixi, vontade de urinar com mais frequência, presença de sangue na urina ou no esperma e dor óssea. No entanto, a busca por avaliação médica somente quando há sintomas dificulta a cura e, quando detectado no início, o câncer de próstata tem até 90% de chance de sucesso no tratamento. 

Conscientização para prevenção

As organizações de saúde se empenham por campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, para destacar a importância do acompanhamento médico regular e realização dos exames preventivos como uma rotina na vida de todo homem.

A partir dos 50 anos de idade, mesmo sem sintoma algum, e a partir dos 45 anos para homens com os fatores de risco já citados, os seguintes exames são recomendados:

Exame de PSA: exame de sangue que mede uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico. Níveis altos podem indicar a presença de câncer ou de outras doenças benignas.

Exame de toque retal: é indolor, dura poucos segundos e é o exame mais indicado para detecção de alterações na próstata, tal como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Outros exames complementares podem ser solicitados pelo médico para o diagnóstico, como a ressonância magnética, ultrassom ou biópsia.

O exame preventivo com a indicação do médico é fundamental para a cura do paciente e não afeta a masculinidade do homem, mas é sinal de autocuidado. Não deixe o preconceito te impedir de ter um diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O tratamento para o câncer de próstata pode incluir radioterapia, quimioterapia, ou outras opções terapêuticas, e vai depender de diversos aspectos como o estágio da doença, o quadro clínico do paciente e sua expectativa de vida.

Centro de Diagnósticos de Barueri

O Centro de Diagnósticos, administrado pelo Instituto Cisne, em parceria com a prefeitura de Barueri, é o maior centro de diagnósticos do Brasil e é referência nacional como estrutura para realização de exames. A unidade é equipada com instalações modernas, aparelhos tecnológicos e profissionais altamente preparados para dar o melhor atendimento aos pacientes. No último ano, mesmo diante de uma pandemia global, foram realizados mais de 5 milhões de exames, destacando assim que a saúde é nossa prioridade, independentemente da situação desafiadora que enfrentamos.