O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO?
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada trabalhador.
Por meio de estudos e técnicas específicas, ela analisa a possível causa de um acidente e de doenças ocupacionais com o objetivo de prevenir novos incidentes que poderiam afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores de uma empresa.
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE QUEM ATUA NA SEGURANÇA DO TRABALHO?
Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada trabalhador.
Por meio de estudos e técnicas específicas, ela analisa a possível causa de um acidente e de doenças ocupacionais com o objetivo de prevenir novos incidentes que poderiam afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores de uma empresa.
Técnico em Segurança do Trabalho
- Realiza inspeções no local de trabalho e em equipamentos para averiguar fatores de riscos;
- Elabora e ministra treinamentos de segurança;
- Investiga causas de acidentes para propor medidas de prevenção;
- Informa, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho e orienta sobre as medidas de eliminação e neutralização;
- Executa procedimentos de segurança e higiene do trabalho, bem como avalia os resultados alcançados.
Médico do Trabalho
- Responsabiliza-se pela saúde ocupacional;
- Realiza exames de admissão e demissão;
- Oferece consultas em caso de acidentes;
- Oferece consultas para prevenir doenças ocupacionais.
Enfermeiro do Trabalho
- Apoia e orienta os funcionários sobre as melhores práticas de saúde e bem-estar;
- Trata ferimentos e lesões;
- Coordena a Gestão da equipe e saúde dos funcionários.
O QUE SÃO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs)?
Todas as atividades profissionais que possam causar algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção.
O EPI é todo material ou dispositivo utilizado de maneira individual pelo colaborador para protegê-lo de riscos ocupacionais. A exigência quanto à capacitação e orientação sobre os EPIs está presente na Norma Regulamentadora de número 6 (NR-6), que trata do uso dos Equipamentos de Proteção Individual no ambiente de trabalho.
PANDEMIA E OS EPIs DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Os EPIs são importantes em diversas áreas da saúde, sobretudo para os profissionais que estão na linha de frente contra o Coronavírus.
Mas, quais são os EPIs que esses profissionais devem utilizar? Confira:
Luvas
Por se tratar de uma doença viral, há potencial contágio por meio de todas as mucosas do corpo humano (vias áreas, boca e olhos). Portanto, o uso de luvas de proteção evita que a mão do profissional entre em contato direto com o vírus.
Máscaras de Proteção
As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação das gotículas salivares no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas.
Protetor Facial
O contato do vírus com a mucosa ocular também tem potencial para contaminar uma pessoa, fazendo com que a proteção ocular/facial contra respingos também seja pensada nessa pandemia.
Avental
Como o vírus pode ser encontrado basicamente em qualquer tipo de superfície, as roupas também são locais de possível concentração de carga viral. Em vista disso, o uso de um avental, com o propósito de fazer uma barreira entre o vírus e a vestimenta pessoal, também tem sua relevância.
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR E GARANTIR SUA SEGURANÇA NO TRABALHO?
- Mantenha sempre o foco e atenção nos fatores do ambiente que podem tornar seu trabalho perigoso;
- Evite a exposição imprudente ao risco. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime;
- Mantenha o local de trabalho limpo e organizado. Por exemplo: uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso e outros desleixos podem causar sérios acidentes.
- Exija o uso dos EPIs. Toda empresa é obrigada a fornecer, sem custo algum para o trabalhador, todos e quaisquer EPIs que se façam necessários na atuação.
- Cuide de você e do seu colega de trabalho. É fundamental que companheiros de trabalho cobrem e orientem uns aos outros, para evitar acidentes e situações de risco.
- Comunique incidentes. Tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos superiores e, principalmente, ao setor de segurança do trabalho.