O ambiente hospitalar, apesar de ser destinado à manutenção, recuperação e prevenção da saúde, é um dos poucos ambientes onde podem ser encontrados os principais tipos de riscos para acidentes.
Centenas de pessoas trabalham todos os dias para manter o bom funcionamento deste que é o maior Centro de Diagnósticos do país e, por se tratar de um ambiente de saúde, devemos garantir tanto a segurança de nossos colaboradores como de nossos pacientes. Para garantir a segurança de todos, nós do Instituto Cisne, O.S.S. que administra o Centro de Diagnósticos de Barueri, aderimos à campanha Abril Verde, destinada para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, com o tema “Faça da Segurança um Hábito”.
Com este tema, queremos chamar a atenção, em especial de nossos profissionais, de que a segurança pode e deve ser um hábito. Para isso, durante o mês de abril, preparamos conteúdos exclusivos para cada setor, desde a administração até os laboratórios, com informações de segurança que devem fazer parte da rotina de todos.
Acreditamos que a excelência está intimamente ligada à segurança no local de trabalho, ainda mais se tratando de uma instituição de saúde. Quando o profissional tem a garantia de que pode realizar seu serviço com segurança, ele trabalha melhor. Assegurar isso num ambiente de trabalho na área da saúde é fundamental, porque o nosso trabalho é cuidar de pessoas.
Aqui no Centro de Diagnósticos de Barueri, ficamos felizes em trabalhar com pessoas que prezam pela segurança e estão dispostas a melhorar cada vez mais. Colaborador, confira algumas práticas que você pode adotar para manter o ambiente de trabalho seguro:
Para quem trabalha muito tempo sentado
- Mantenha distância entre a mesa de trabalho e a cadeira evitando a postura curva durante a realização das tarefas ocupacionais.
- Mantenha a altura do assento da cadeira de forma que os pés alcancem o piso e fiquem posicionados na horizontal.
- As coxas e as pernas devem formar um ângulo de 90º tendo o joelho como vértice.
- Mantenha o monitor na mesma altura da visão para evitar a posição inadequada da cabeça e fadiga do pescoço.
- Certifique-se que o teclado está no mesmo nível dos cotovelos, mantendo os pulsos relaxados.
- Reduza reflexos na tela do monitor ocasionados por iluminação incorreta próxima ao profissional.
- Use filtros na tela, feche cortinas das janelas e mude o posicionamento da mesa, se for o caso, para evitar a incidência direta da luz.
- Fixe documentos que estão sendo consultados em um suporte à frente do profissional evitando a fadiga dos olhos e pescoço.
Para quem trabalha com materiais perigosos
Coloque os EPIs antes de realizar qualquer procedimento:
- luvas de procedimento: utilizadas sempre que houver chance de contato com secreções e fluidos corporais — devem ser trocadas a cada procedimento;
- luvas grossas: para limpezas de materiais, contato com agentes químicos e higienização hospitalar;
- óculos de proteção: utilizado quando há risco de respingo de secreções biológicas ou químicas;
- máscara descartável: utilizada em procedimentos com risco de respingo ou contato com partículas suspensas, manipulação de produtos químicos e medicações;
- avental: procedimentos com possibilidade de contato com material biológico e com probabilidade de gerar respingos maiores.
Para todos os colaboradores
- Evite se deslocar entre os setores desnecessariamente
- Mantenha uma boa comunicação com colaboradores e pacientes
Para pacientes
- Siga as orientações que forem passadas pelos profissionais
- Preste atenção no cuidado que está recebendo
- Pergunte à equipe de saúde se tiver dúvidas ou preocupações sobre quaisquer cuidados a serem recebidos. Caso não entenda, pergunte novamente
- Fique atento por onde anda
- Não fique andando desnecessariamente pela unidade