Mais do que uma marquinha no braço, a vacina BCG significa cuidado e proteção

Mais do que uma marquinha no braço, a vacina BCG significa cuidado e proteção

A BCG é uma vacina de dose única que protege bebês e crianças das formas graves da tuberculose e é obrigatória no Brasil. Embora não ofereça 100% de proteção contra o desenvolvimento da tuberculose, a vacina BCG evita casos graves da doença como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

A vacina BCG tem sido a principal maneira de prevenir a tuberculose e deve ser aplicada em todas as crianças a partir do nascimento até antes de completarem 5 anos. O imunizante é disponibilizado gratutamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrado no posto de saúde mais próximo à sua casa.

Na maioria das vezes, a vacina BCG causa uma reação no local da aplicação que dura semanas e termina em uma cicatriz que a criança levará até a vida adulta. No entanto, a ausência da cicatriz posterior não significa falta de proteção ou a necessidade de revacinação. Durante o processo de cicatrização, é recomendado não aplicar nenhum produto, medicamento ou curativo no local da injeção pois a reação é uma resposta natural e até esperada do organismo.

Para prevenir a tuberculose no seu filho e em outras crianças, procure uma unidade básica de saúde e peça orientações sobre a vacina BCG.

Posts recentes:

Feliz Natal!

Um convite à conexão, solidariedade e transformação O Natal chega como um dos momentos mais simbólicos do ano: tempo de reencontros, celebrações …

Profissionais que Fazem a Voz Acontecer No Instituto Cisne Barueri, celebramos hoje uma data especial dedicada aos profissionais que dão voz, confiança …

Inclusão é direito, não privilégio Hoje, celebramos o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma data dedicada a reforçar a …

A importância da prevenção, do cuidado e do combate ao HIV e outras ISTs O Instituto Cisne Barueri iniciou oficialmente as atividades …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo