Outubro Rosa — um mês para lembrar, o ano todo para prevenir o câncer de mama

Outubro Rosa — um mês para lembrar, o ano todo para prevenir o câncer de mama

A Campanha Outubro Rosa é realizada anualmente no mundo todo com o objetivo de conscientizar principalmente as mulheres sobre o câncer de mama. Neste ano de 2022, o Instituto Cisne está promovendo a campanha no Centro de Diagnósticos de Barueri com o tema “Outubro Rosa — um mês para lembrar, o ano todo para prevenir”. 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre a população feminina no Brasil e no mundo, e ocorre quando células cancerígenas começam a se desenvolver e se multiplicar desordenadamente na região mamária. Com isso, alguns sintomas podem ser notados pela mulher ao tocar e observar as mamas. O surgimento de um nódulo ou caroço (no seio ou na axila) que pode ser duro ou não, acompanhado ou não de dor, pele da mama avermelhada ou com aspecto semelhante ao da casca da laranja, alterações no tamanho ou formato da mama e secreção pelo mamilo são os principais sintomas indicativos de suspeita de câncer. A presença de um ou mais desses sintomas pode também estar relacionada a doenças benignas da mama, por isso devem ser investigadas por um profissional da saúde.

Os fatores de risco para a doença servem de alerta para que as mulheres possam tanto se prevenir no que for possível como ficar em alerta com relação ao câncer de mama. O histórico familiar aumenta sim a probabilidade do desenvolvimento do câncer de mama, especialmente quando houve caso na mãe, irmã ou filha, mas esse não é o único fator. Um estilo de vida não saudável com má alimentação, sedentarismo e consumo regular de bebidas alcoólicas, além da obesidade, também são considerados fatores de risco para a doença.

Por se tratar de uma doença de causa multifatorial, a prevenção do câncer de mama não é totalmente possível, apesar de pesquisas comprovarem que um estilo de vida saudável possa reduzir o risco. A estratégia de combate de maior sucesso para o câncer de mama é o diagnóstico precoce, pois permite que o tratamento seja menos agressivo e tenha maiores chances de sucesso para a cura.

Para possibilitar que um possível câncer seja detectado ainda no início, é recomendado que toda mulher a partir de 40 anos procure um ambulatório, posto ou outra unidade de saúde de atenção primária para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, pelo menos uma vez a cada dois anos. Para detecção precoce do câncer de mama, as mulheres devem acatar essa recomendação geral, além de sempre seguir a indicação do seu médico caso seja solicitado algum exame de rastreamento. 

A mamografia é atualmente o principal exame para o diagnóstico do câncer de mama. Embora cause certo desconforto, principalmente em mulheres que têm mais sensibilidade nas mamas, é um exame rápido e não invasivo. Além de ser capaz de detectar pequenas alterações na mama logo no início, a mamografia é uma excelente ferramenta na redução da mortalidade pelo câncer de mama, pois o tratamento pode ser iniciado no estágio inicial da doença e assim alcançar a cura.

O Centro de Diagnósticos de Barueri, unidade administrada pelo Instituto Cisne, possui um setor especialmente dedicado aos exames para a saúde feminina, o Núcleo da Mulher. Os exames de mamografia são realizados na unidade durante o ano todo, tanto para o rastreamento e diagnóstico quanto para o acompanhamento da saúde das mamas. O Centro de Diagnósticos conta com aparelhos modernos, instalações com tecnologia de ponta, profissionais preparados e uma estrutura humanizada para que a paciente se sinta segura e acolhida na realização dos exames, como a mamografia, um exame que pode salvar vidas.

Posts recentes:

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

A mamografia é um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, e sua realização regular, conforme a indicação médica, …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo