Centro de Diagnósticos completa três anos com balanço mais que positivo

Centro de Diagnósticos completa três anos com balanço mais que positivo

 

Há exatos três anos, nesta quinta-feira (dia 1/9) o então recém-inaugurado Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin, da Prefeitura de Barueri, começava a efetivamente atender a população da cidade. Inaugurado oficialmente em 24 de agosto de 2019, o equipamento de saúde – um dos mais modernos do país – dava ali os primeiros passos na realização de exames diagnósticos que hoje atingem a expressiva marca de mais de 641 mil procedimentos de imagem e outros 12,4 milhões laboratoriais feitos no período.

O Centro de Diagnósticos é referência no Brasil, sendo visitado por várias delegações de outras administrações municipais. E não é à toa. No prédio, que tem 7,3 mil m² de área construída num terreno de 18 mil m², possui três pavimentos e 260 salas, com os mais modernos e caros equipamentos, só encontrados nos melhores centros privados do país. São cerca de 280 funcionários, que trabalham de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h (além do laboratório de análises clínicas, que funciona 24 horas).

No espaço, entre os milhões de procedimentos, os mais procurados são os de ultrassonografia geral, ultrassonografia geral com doppler, ecodopplercardiograma, mamografia, ultrassonografia de articulações, radiografia com laudo e teste ergométrico, no campo dos exames de imagem. Com relação aos laboratoriais, os mais realizados são os de hemograma completo, urina I, creatina, ureia, glicose, TGO, TGP, sódio e potássio.

Crescimento em três fases
Mas para atingir o atual patamar de exames – o qual segue em linha crescente -, o Centro de Diagnósticos veio num processo de evolução que compreendeu três fases. A primeira iniciou-se com os exames de ultrassom, depois seguiram-se a implementação paulatina de outros procedimentos como mamografia, raio-X, densitometria, exames cardiológicos, entre outros. Já a terceira fase compreendeu a implementação das demais modalidades de exames, com destaque para a ressonância magnética (a primeira a ser disponibilizada no município).

Antes da inauguração do Centro de Diagnósticos, os exames eram feitos no laboratório de análises clínicas num parque tecnológico que, embora chegasse a fazer 400 mil exames/mês, não tinha instalações físicas adequadas. Com a mudança, além do aumento significativo na capacidade de processamento dos exames, garantiu-se uma estrutura física mais agradável ao usuário, com um ambiente acolhedor e tratamento mais humanizado.

Segurança e acuidade
Além disso, com seus equipamentos de ponta e espaços planejados, o Centro tem hoje mais segurança e acuracidade diagnóstica. Um sistema de proteção dos dados dos pacientes que segue rigorosamente a legislação e garante privacidade, sem contar nos ganhos de acesso aos prontuários por parte do corpo médico, em qualquer hora que for necessário acessá-los.

“Podemos garantir um cuidado mais integrado ao paciente e maior agilidade no agendamento e realização dos exames. Para o paciente, garante maior conforto ao se deslocar para um único local e em períodos muito próximos para a realização dos exames ao invés de ter que se direcionar para várias unidades em períodos diferentes”, disse o secretário de saúde do município, Dionísio Alvarez Mateos Filho.

Atendimento à mulher
E o Centro de Diagnósticos não tem apenas o nome de uma emblemática mulher barueriense: Maria Mariano Meneghin, uma cidadã conhecida por sua ligação com a cidade e seus trabalhos comunitários na área da saúde. O equipamento conta com um bem estruturado Núcleo de Atendimento à Mulher, com uma equipe dedicada e treinada para atender as necessidades do público feminino. Ali é possível fazer com conforto, segurança e privacidade os exames de ultrassom, mamografia, densiotometria e colposcopia, dentre outros.

Combate à Covid-19
O Centro de Diagnósticos ganhou destaque no enfrentamento da pandemia da Covid-19, quando estruturou-se para o atendimento da testagem rápida e realização de tomografias de tórax de alta resolução. Também implementou um dos primeiros drive-thru de testagem rápida para o novo coronavírus com o aparato necessário para segurança de pacientes e funcionários.

“A prestação de serviços do Centro de Diagnósticos é excelente. Pode ser comparado a outros centros de ponta com alta tecnologia. O Centro garante aos munícipes de Barueri um atendimento cordial, humanizado e de elevado nível técnico”, finaliza o secretário de Saúde.

FONTE: Prefeitura de Barueri

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo