Como cuidar da sua saúde digestiva 

Como cuidar da sua saúde digestiva 

O sistema digestivo é formado por um conjunto de órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos ingeridos diariamente, com o objetivo de aproveitar todos os nutrientes, vitaminas, minerais e fibras no organismo. O sistema digestivo, também chamado de sistema digestório ou tubo alimentar, começa na boca, passa pela faringe e esôfago até chegar ao estômago, dali segue para o intestino delgado, intestino grosso, finalizando no reto e ânus. Além desses órgãos, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas também têm papel importante na saúde digestiva por produzirem ou armazenarem secreções que passam para o tubo digestivo e auxiliam na decomposição química dos alimentos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal, mas 90% das pessoas não procuram orientação médica e recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema. Os sintomas mais comuns apresentados por problemas digestivos incluem azia, queimação, náusea, refluxo, dor abdominal, prisão de ventre, constipação e diarreia. Embora mais incomum, até mesmo dores de cabeça, lesões na pele e falta de concentração podem indicar problemas no sistema digestivo.

Principais doenças do sistema digestivo

O sistema digestivo pode ser acometido por diversos tipos de doenças e em diferentes partes, como por exemplo: o estômago pode sofrer úlcera, gastrite e refluxo, pode haver esteatose hepática (gordura no fígado), problemas como prisão de ventre e síndrome do intestino irritável podem afetar a parte mais baixa do sistema digestivo, e até mesmo o câncer pode atingir esses órgãos.

Como cuidar da saúde digestiva

O bom funcionamento do sistema digestivo afeta positivamente todo o nosso corpo e, para que isso aconteça, algumas práticas são fundamentais para prevenir problemas nessa região tão importante.

O sistema digestivo lida com os alimentos que ingerimos diariamente, desde o momento da mastigação e deglutição, até a própria digestão para absorção dos nutrientes e produção e eliminação das fezes. Portanto, optar por alimentos saudáveis, naturais, como frutas, legumes, verduras, fibras, grãos e sementes, além de beber bastante água ao longo do dia é a melhor maneira de cuidar da saúde digestiva.

Além disso, as atividades físicas mantêm nosso corpo em movimento, o que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Praticar esportes ou outras atividades físicas libera hormônios essenciais para o organismo e promovem a saúde digestiva.

No geral, todo o estilo de vida pode afetar o funcionamento do sistema digestivo, incluindo a qualidade do sono, o estresse e outras circunstâncias emocionais.

Cuidado com a automedicação

Um alerta importante é que, ao ter algum sintoma que pode indicar problemas digestivos, como azia, queimação, refluxo, diarreia ou constipação, a maioria das pessoas não procura investigar em consulta médica o que pode ser, mas recorre à automedicação para aliviar a dor e o desconforto. O grande perigo desse hábito é que o remédio muitas vezes elimina o sintoma, mas não permite detectar alguma possível doença do trato digestivo, podendo até mesmo piorar a situação a longo prazo. Portanto, não se automedique em situação alguma, e, ao notar sintomas como esses com frequência, não ignore, procure uma avaliação médica para ter certeza de que foi uma eventualidade ou se pode indicar algum problema digestivo.

Centro do Aparelho Digestivo

O Centro de Diagnósticos de Barueri, sob a gestão do Instituto Cisne, é uma estrutura de saúde completa e bem equipada para realizar diversos tipos de exames importantes para a saúde. No primeiro andar, há o Centro do Aparelho Digestivo, onde são realizadas a endoscopia digestiva alta e a colonoscopia, exames específicos do sistema digestivo. A equipe de profissionais e toda a estrutura do Centro de Diagnósticos de Barueri são preparados para oferecer aos pacientes exames de qualidade, com segurança e de maneira humanizada.

Posts recentes:

Julho Amarelo está aqui para lembrar a todos da importância vital da prevenção das hepatites virais. Conheça os diferentes tipos de hepatite …

Cuide do seu bebê! A imunização com a vacina BCG é fundamental para prevenir as formas mais graves da tuberculose. Leve-o à …

Estar informado sobre o diabetes é essencial para se prevenir e ter uma vida saudável. Mantenha um estilo de vida equilibrado, com …

Saúde 5 estrelas

Agradecemos pelo elogio ao Centro de Diagnósticos de Barueri! Estamos felizes em saber que nossa organização, limpeza e atendimento gentil proporcionaram uma …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo