Como prevenir as reações alérgicas no tempo seco?

Como prevenir as reações alérgicas no tempo seco?

Nos meses de outono e inverno, a principal caraterística do clima, além do frio, é a baixa umidade do ar, o que favorece o aumento das alergias respiratórias e de pele, principalmente em crianças e idosos. Assim, a atenção com doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), asma, pneumonia e rinite precisa ser redobrada nesta época do ano. 

O tempo seco causa ressecamento das vias aéreas e favorece a proliferação de vírus e o agravamento de doenças e alergias respiratórias. Os principais sintomas alérgicos podem incluir coceira, espirros, coriza, conjuntivite e manifestações na pele como urticária.

Para evitar ou manter sob controle os sintomas alérgicos nessa época do ano, algumas medidas simples podem ser adotadas no dia a dia.

Manter-se hidratado: Beber bastante água e o usar hidratantes corporais ao longo do dia é fundamental para evitar o ressecamento da pele.

Pó e mofo: Manter o ambiente e as roupas sempre bem limpos e livres de poeira reduz o risco de alergias por agentes infecciosos.

Coceira: O ressecamento da pele pode causar coceiras, mas evite coçar-se pois isso poderia causar inflamações ou até mesmo infecções.

Inalação: Fazer inalação e lavar o nariz com soro fisiológico regularmente mantém as vias aéreas hidratadas e livres de agentes infecciosos.

Acompanhamento médico: Se você já sofre de alergias de pele ou respiratórias, as consultas periódicas com o médico ajudarão a fazer o acompanhamento de tais condições com tratamento adequado. 

Centro de Diagnósticos de Barueri

O Centro de Diagnósticos de Barueri, sob a gestão do Instituto Cisne, possui um setor de alergias que tem realizado mais de 200 procedimentos mensais, com expectativa de grande aumento nos atendimentos.

Aqui são realizados exames de avaliação, identificação, acompanhamento clínico e testes de provocação das mais diversas alergias — sejam elas causadas por medicamentos, alimentos, insetos; alergias ocupacionais, de pele (dermatite, urticária, etc), da área de otorrinolaringologia (sinusite, rinossinusite e otites), suspeita de anafilaxia, dentre outras — tudo em caráter multidisciplinar e integrado.

O Centro de Diagnósticos de Barueri atende pacientes encaminhados pela rede de saúde do município e realiza, gratuitamente, mais de mil tipos de exames, dentre os de imagem e laboratoriais.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo