Pesquisas mostram que os homens consultam os médicos com menos frequência e regularidade do que as mulheres, nem sempre porque são mais saudáveis, mas por simplesmente acharem que não é necessário se não estiverem evidentemente doentes. Contudo, esse conceito pode resultar em danos à saúde masculina, considerando que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura de diversas doenças.
Quando o homem se sente realmente mal, com dores ou outro sintoma intenso, normalmente eles procuram um hospital em busca de alívio. Porém, existem alguns sintomas aparentemente discretos que acabam sendo ignorados, mas que podem se agravar e resultar em alguma doença séria.
Veja alguns dos sintomas que os homens não devem ignorar:
Problemas urinários
Alterações da cor, cheiro, frequência ou presença de sangue na urina, são indicativos de algum problema urinário e devem ser relatados ao médico o quanto antes. Tais sintomas podem sugerir risco de inflamação na próstata ou até mesmo desenvolvimento de cancro.
Problemas intestinais
Seja dor de barriga frequente, prisão de ventre, diarréias, constipação ou qualquer outra condição alterada da rotina intestinal é sempre necessária a avaliação médica. Esses problemas quase sempre têm solução e, em outros casos, podem estar associadas a alguma doença e então precisar de um tratamento específico.
Estresse
Pressão no trabalho, preocupação com o cuidado da família, dificuldades financeiras e outras responsabilidades podem deixar o homem estressado. O estresse, quando não controlado, afeta a saúde física e mental, e pode até mesmo ter graves consequências, como o suicídio por exemplo. Conversar com alguém de confiança e buscar ajuda profissional é o primeiro passo para conseguir aliviar o estresse do dia a dia.
Disfunção sexual
Vários fatores podem afetar o desempenho masculino na relação sexual. Alguns homens manifestam dificuldade de ereção, ejaculação precoce, dor no ato, entre outros; tais problemas podem ter origem física ou emocional, mas com ajuda de um médico, é possível encontrar uma solução.
Caroço nos testículos
Qualquer anormalidade notada nos testículos, como tamanho, forma ou dor ao toque pode ser sinal de algum problema, e o médico deverá ser consultado.
Ronco
Muito comum em homens adultos, o ronco, apneia do sono e dificuldades respiratórias na hora do sono precisam de atenção e muitas vezes podem ser tratadas.
Manchas e sinais
Os homens precisam estar atentos à própria pele e, ao notarem o surgimento de algum sinal ou mancha, devem procurar uma avaliação médica.
Cuidar do corpo e da mente não é sinal de fraqueza e deve ser prioridade para todos, inclusive os homens.