Os olhos podem ser afetados por diversos tipos de doenças, desde dificuldades para enxergar até catarata, glaucoma, ceratocone, e outras que podem inclusive levar à perda da visão.
No entanto, pesquisas mostram que 34% dos brasileiros nunca consultaram um oftalmologista, e 74% dos pacientes só buscou atendimento após perceber algum problema na visão. Esse cenário é preocupante porque a maioria das doenças dos olhos são silenciosas, ou seja, não manifestam nenhum sintoma até que o quadro se agrave.
Em vista disso, o Dr. Allan Maghidman, oftalmologista do Centro de Diagnósticos de Barueri, destaca a importância dos exames preventivos e dá dicas de como prevenir as doenças dos olhos.
“É muito importante que o paciente passe de rotina no oftalmologista uma vez por ano. Dessa forma, o oftalmologista consegue fazer um exame abrangente no qual ele vai poder identificar problemas precocemente, evitando o possível avanço de doenças graves.”, explica.
Os cuidados com a saúde ocular devem incluir: não coçar demasiadamente os olhos, usar óculos escuros com proteção ultravioleta, fazer intervalos durante o uso das telas para descansar a vista e, ao sinal de qualquer sintoma nos olhos, procurar um oftalmologista.
Com exames preventivos em dia, consultas regulares e cuidados diários é possível preservar a saúde dos olhos.
Sobre o Centro de Diagnósticos de Barueri
O Centro de Diagnósticos de Barueri é administrado pelo Instituto Cisne de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri e sua Secretaria Municipal de Saúde. O Instituto Cisne é uma Organização Social sem fins lucrativos.
O Centro de Diagnóstico de Barueri é a principal estrutura em diagnóstico clínico e por imagem do Brasil, oferecendo mais de 115 tipos de exames diagnóstico por imagem e mais de 1.000 tipos de exames laboratoriais.
A Assessoria de Comunicação do Centro de Diagnósticos de Barueri se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.