Esse exame permite diagnosticar doenças que podem ser graves, mas que não têm sintomas aparentes nos recém-nascidos.
O teste do Pezinho é um exame preventivo obrigatório capaz de detectar a presença de doenças graves em recém-nascidos logo nos seus primeiros dias de vida. Toda criança nascida no Brasil tem direito a esse teste oferecido pelo Sistema Único de Saúde através do Programa Nacional de Triagem Neonatal. E, em 26 de maio, foi aprovada a lei de ampliação para que esse exame possa abranger cerca de 50 doenças detectáveis, aumentando assim a capacidade de diagnóstico precoce para as crianças brasileiras.
O teste do Pezinho precisa ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida, e é feito a partir de gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê e enviadas para análise.
Em caso de resultado positivo para alguma das doenças analisadas, os pais serão informados de que deverão levar o bebê a uma unidade de saúde para que o exame seja repetido para confirmação.
O teste do Pezinho é capaz de detectar várias doenças como:
- Fenilcetonúria
- Hipotireoidismo Congênito
- Fibrose Cística
- Doença Facilforme
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
Com o diagnóstico precoce, é possível impedir a evolução da doença, evitar maiores complicações e proporcionar mais qualidade de vida à criança.
A importância desse exame deve ser esclarecida logo na gravidez para que a família esteja ciente de como proceder assim que o bebê nascer.