Quando buscar ajuda de um psicólogo?

Quando buscar ajuda de um psicólogo?

Ao longo dos anos, a sociedade tem deixado para trás muitas barreiras e preconceitos sociais. Porém, buscar ajuda de um psicólogo ainda tem sido uma atitude encarada como sinal de fraqueza por muitas pessoas, talvez por terem medo, vergonha ou por não acreditarem que um profissional especializado poderá ajudar.

A psicologia tem como objetivo ajudar as pessoas a olharem para si mesmas e a lidarem melhor com seus sentimentos e com os problemas da vida, que as vezes parecem não ter solução. Mas como saber se está na hora de procurar ajuda de um psicólogo?

Todos nós temos que enfrentar as dificuldades e os desafios do dia-a-dia, seja no trabalho, na família ou no convívio social. Quando a pessoa começa a se sentir sufocada com os problemas, ela talvez passe a se isolar, e até mesmo apresentar alterações em seu estado de saúde física. Isso já é um alerta de que a saúde mental não vai bem.

Veja 8 situações em que o psicólogo pode ajudar:

 

  1. Descontrole emocional

Se suas emoções — seja tristeza, paixão, raiva, irritação, etc. — são muito intensas e fazem você perder o controle facilmente da situação, a ponto de atrapalhar suas atividades cotidianas e prejudicar seu relacionamento com outros, é uma boa hora para consultar um psicólogo.

  1. Situação traumática

Situações como a morte de alguém próximo, divórcio, perda do emprego e doenças graves podem afetar profundamente os envolvidos, gerando pensamentos de tristeza, medo, desesperança e angústia. Um psicólogo pode ajudar a lidar melhor com essas situações e até mesmo superar o trauma de uma forma mais positiva e tranquila.

  1. Sintomas de doença sem diagnóstico

Muitas vezes sintomas como frequente dor de cabeça, dor de estômago, gripes e resfriados ou dores repentinas sem motivo aparente são a forma do corpo “falar” que algo não está bem, e pode ser a sua saúde emocional.

  1. Recorrer a válvulas de escape

Algumas pessoas, quando estão se sentindo tristes, amarguradas ou desmotivadas, recorrem ao abuso de álcool, uso de drogas, medicamentos ou até mesmo à comida para mascarar questões emocionais não resolvidas. Essa atitude, além de não resolver o problema, tem o risco de torna-lo ainda maior causando a condição de dependência.

  1. Ideias obsessivas

Pensamentos fixos e desagradáveis podem causar desconforto a alguém enquanto ela não realize aquilo ou sacie a vontade, como por exemplo, a fissura de lavar as mãos frequentemente ou o desejo de dormir e não querer mais acordar. Isso pode se tornar uma mania ou compulsão. Buscar apoio de um profissional nessas situações é essencial para que esse quadro não avance para algum tipo de transtorno psicológico, como é o caso do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

  1. Falta de interesse

Mesmo atividades e hábitos que antes eram agradáveis e prazerosos agora parecem desinteressantes; a pessoa fica desanimada e desmotivada diante de coisas que gostava. O acompanhamento psicológico pode ajudar a identificar o por quê.

  1. Desânimo

A pessoa se sente constantemente desanimada ou sem energia para qualquer coisa; um quadro que vai além da preguiça que sentimos de vez em quando. A vida parece que perdeu a graça. Esse é um grande alerta indicativo de que a pessoa precisa de ajuda emocional.

  1. Conflitos nos relacionamentos

Alguns conflitos no relacionamento são, até certo ponto, considerados normais, desde que não ultrapassem os limites de respeito e não prejudiquem a convivência dentro de uma relação. Se você aparentemente nunca é compreendido ou se sua comunicação é sempre caracterizada por agressividade, manipulação e impulsividade, é mais um sinal de que o acompanhamento psicológico pode ser de grande ajuda.

Reconhecer esses sinais e aceitar que precisa de ajuda é o primeiro passo para resgatar sua saúde mental e evitar outras complicações que poderiam surgir, como a depressão e outras doenças mentais.

Não deixe que o preconceito ou a vergonha o impeçam de receber os cuidados necessários. E nem espere a situação piorar; quanto mais cedo você buscar um psicólogo mais rápido vai poder se sentir melhor.

Posts recentes:

Feliz dia das mães a todos!

Ela é o conforto nos momentos difíceis, a luz nos dias escuros e a força que nos impulsiona a seguir em frente. …

Vamos nos juntar para ajudar e dar apoio às vitimas das enchentes no Rio Grande do Sul! Você pode doar produtos de …

Neste Dia Internacional do Trabalhador, queremos expressar nossa mais profunda gratidão a todos os membros da nossa equipe. Cada profissional, de cada …

A segurança no maior Centro de Diagnósticos público do Brasil é um desafio, pois, assim como qualquer unidade de saúde, nossa preocupação …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo