A hipertensão afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo, ou seja, mais de um bilhão de pessoas. É o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Por isso, faça sua parte e cuide do seu coração:
Não fume
O risco associado ao tabagismo é proporcional ao número de cigarros fumados. Portanto, os hipertensos que fumam devem ser repetidamente estimulados a abandonar esse hábito.
Tenha uma dieta saudável e reduza o sal
A dieta desempenha um importante papel no controle da hipertensão arterial. Diminuir a ingestão de sódio (sal), gordura saturadas, trans e colesterol mostrou ser capaz de reduzir a pressão arterial em indivíduos hipertensos.
Diminua o consumo de álcool
A relação entre o alto consumo de bebida alcoólica e a elevação da pressão arterial tem sido relatada em estudos. Recomenda-se limitar a ingestão de bebida alcoólica a menos de 30 ml/dia de etanol para homens e a metade dessa quantidade para mulheres. Pessoas que não conseguem se enquadrar nesses limites de consumo devem abandonar o consumo de bebidas alcoólicas.
Faça exercícios regularmente
Pacientes hipertensos devem fazer atividade física regular, pois, além de diminuir a pressão arterial, o exercício reduz consideravelmente o risco de doenças associadas e facilita o controle do peso. Uma boa dica é incorporar o exercício nas atividades rotineiras como caminhar e subir escadas.