O que é meningite?

O que é meningite?

 

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Essa doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos, porém, as mais importantes são as virais, por causa da capacidade de causar surtos, e a bacteriana, pela gravidade e rapidez da doença que, em casos mais sérios, pode evoluir de forma fulminante e levar à morte em poucas horas.

A meningite viral costuma afetar crianças de até cinco anos e a forma bacteriana da doença geralmente atinge adultos na casa dos 20 anos. Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão fecal-oral é de grande importância, especialmente nas infecções por enterovírus.

Um dos modos de prevenção das meningites é evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Ao primeiro sintoma vá a uma unidade de saúde! Cada segundo é importante para tratar de forma correta a doença. Além das vacinas, o SUS oferta tratamento medicamentoso, indicado para casos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo