Entendendo a Hemofilia

Entendendo a Hemofilia

A Hemofilia é uma doença genética que dificulta a coagulação sanguínea. Pessoas com hemofilia têm maior facilidade de sangrar, principalmente nas articulações, como o cotovelo, os joelhos e os tornozelos. O organismo delas produz uma menor quantidade de fatores de coagulação, que são proteínas responsáveis por interromper um sangramento.

Pequenos traumas ou pancadas são capazes de desencadear uma hemorragia. Depois de um trauma, o paciente começa a sangrar de três a quatro horas, quando esses fatores de coagulação são ativados. A pessoa hemofílica demora um pouco para sangrar, porém vai ter o sangramento por muito mais tempo.

Também há casos graves em que as hemorragias podem acontecer espontaneamente, quando a pessoa realiza simples atividades do dia a dia. Os sintomas dos sangramentos nos músculos e nas juntas são: dor, inchaço, parada do movimento e cor roxa no local atingido. Para confirmar o diagnóstico da doença é preciso ficar atento a algumas situações.

O SUS oferece tratamento de graça a pessoas com hemofilia. Uma das medidas é a reposição do fator de coagulação que falta no sangue do paciente. O fator pode ser extraído do sangue humano, ou produzido em laboratório.

Posts recentes:

Julho Amarelo está aqui para lembrar a todos da importância vital da prevenção das hepatites virais. Conheça os diferentes tipos de hepatite …

Cuide do seu bebê! A imunização com a vacina BCG é fundamental para prevenir as formas mais graves da tuberculose. Leve-o à …

Estar informado sobre o diabetes é essencial para se prevenir e ter uma vida saudável. Mantenha um estilo de vida equilibrado, com …

Saúde 5 estrelas

Agradecemos pelo elogio ao Centro de Diagnósticos de Barueri! Estamos felizes em saber que nossa organização, limpeza e atendimento gentil proporcionaram uma …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo