3 mitos sobre o Exame de Raio-X

3 mitos sobre o Exame de Raio-X

O raio-x é um exame de imagem muito usado em praticamente todos os hospitais. Ele ajuda no diagnóstico de diversas doenças, em inúmeras especialidades. Com ele nós avaliamos as estruturas ósseas, tórax e outras partes do corpo.

Por usar radiação, há muita desinformação sobre o exame de raio-x. Separamos algumas das principais abaixo:

 

 

Grávidas não estão autorizadas a fazer o exame de raio-x
Sim, é verdade. Essa recomendação é para evitar a exposição do bebê à radiação. Antes do nascimento, os riscos da radiação para a criança são altos – o que pode aumentar as chances de má formação.
Em casos específicos em que a radiografia é essencial, os médicos podem autorizar o exame, desde que a região do útero seja devidamente protegida com revestimento de proteção externa de chumbo. E mesmo nessa situação, o exame não é recomendado no primeiro trimestre de gestação.

Profissionais que fazem o exame de raio-x exercem função de risco
Em partes. Atualmente, o risco se tornou baixo para esses profissionais, pois eles se protegem com blindagens de chumbo e concreto, além de operar a máquina de uma distância segura e usarem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que diminuem ainda mais os riscos.

 

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo