3 mitos sobre o Exame de Raio-X

3 mitos sobre o Exame de Raio-X

O raio-x é um exame de imagem muito usado em praticamente todos os hospitais. Ele ajuda no diagnóstico de diversas doenças, em inúmeras especialidades. Com ele nós avaliamos as estruturas ósseas, tórax e outras partes do corpo.

Por usar radiação, há muita desinformação sobre o exame de raio-x. Separamos algumas das principais abaixo:

 

 

Grávidas não estão autorizadas a fazer o exame de raio-x
Sim, é verdade. Essa recomendação é para evitar a exposição do bebê à radiação. Antes do nascimento, os riscos da radiação para a criança são altos – o que pode aumentar as chances de má formação.
Em casos específicos em que a radiografia é essencial, os médicos podem autorizar o exame, desde que a região do útero seja devidamente protegida com revestimento de proteção externa de chumbo. E mesmo nessa situação, o exame não é recomendado no primeiro trimestre de gestação.

Profissionais que fazem o exame de raio-x exercem função de risco
Em partes. Atualmente, o risco se tornou baixo para esses profissionais, pois eles se protegem com blindagens de chumbo e concreto, além de operar a máquina de uma distância segura e usarem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que diminuem ainda mais os riscos.

 

Posts recentes:

Os bastidores que mantêm a saúde em movimento No universo da saúde, onde cada segundo importa, existe um papel fundamental que, muitas …

O Poder do Acolhimento e da Empatia no Caminho do Cuidado No Dia Mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade …

Cuide do Seu Coração com Atenção e Constância No Dia Nacional de Alerta à Insuficiência Cardíaca, o Instituto CISNE reforça um lembrete …

A Luta Silenciosa Contra as Hepatites Virais No mês de julho, o Instituto CISNE se une à campanha Julho Amarelo, uma mobilização …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo