Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer.
Além disso quanto mais vezes se mastiga e se engole pequenas porções de alimento, mais estímulo se envia para o intestino se movimentar, diminuindo a tendência para prisão de ventre e melhorando também a digestão.
Emagrece
A perda de peso acontece porque, ao se comer devagar, o sinal enviado desde o estômago até ao cérebro, para indicar que já se está cheio, tem tempo de chegar antes que se tenha comido 2 pratos de comida.
Ao comer rápido, isso já não acontece e, por isso, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade chegar.
Melhora a digestão
Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão porque, além de triturar melhor os alimentos, também aumenta a produção de saliva, o que facilita a ação do ácido gástrico. Quando isso acontece, os alimentos ficam menos tempo no estômago e é até possível controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo.
Aumenta a sensação de saciedade
O hábito de comer rápido, além de favorecer a ingestão de alimentos em maiores quantidades, também diminui o contato do alimento com as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção do sabor e da emissão da mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro.
Ao contrário, comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados.
Diminui a ingestão de líquidos
Reduzir o consumo de líquidos na refeição também pode ajudar a diminuir as calorias ingeridas, principalmente quando se trata de bebidas com muitas calorias como refrigerantes, sucos industrializados ou naturais.
Mas mesmo quando se trata de água, beber mais de 1 copo (250 ml) pode diminuir a eficiência da digestão e levar à necessidade de sentir o estômago pesado após cada refeição. Isso pode fazer com que na próxima refeição se tente repetir esse “peso” no estômago com mais água, líquidos calóricos ou, até mesmo, mais comida, facilitando o ganho de peso.
Aumenta o sabor da comida
Olhar para a comida, sentir o seu aroma e separar um tempo adequado para se alimentar ajuda a diminuir o estresse e relaxar na hora da refeição, permitindo apreciar o sabor dos alimentos e tornando a alimentação num momento de prazer.
Como comer mais devagar
Para conseguir comer mais devagar, deve-se tentar comer sentado à mesa, evitando o sofá ou a cama, evitar o uso de televisão durante a refeição, usar sempre talher para se alimentar ao invés de usar as mãos e consumir salada como prato de entrada ou sopa morna.