Suor muito salgado e tosse persistente? Seu corpo pode estar pedindo ajuda

Suor muito salgado e tosse persistente? Seu corpo pode estar pedindo ajuda

Muitos não conhecem, mas a Fibrose Cística existe e muitas vezes as pessoas não se dão conta de que estão doentes. Pensando na ideia de conscientizar as pessoas sobre isso, tire apenas 5 minutos do seu tempo para se informar!

 

 

Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.

Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.

 

Dependem de alguns medicamentos

Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, o que impede que enzimas digestivas cheguem ao intestino. O corpo precisa dessas enzimas para digerir e aproveitar os nutrientes dos alimentos, essencial para o desenvolvimento e saúde do ser humano.

Pessoas com fibrose cística frequentemente precisam repor essas enzimas através de medicamentos tomados junto às refeições, como forma de auxílio na digestão e nutrição apropriadas.

 

Sintomas mais comuns

Os sintomas da fibrose cística e a gravidade destes são diferentes para cada pessoa. Pesquisas recentes mostram que parte dos sintomas estão baseados no tipo de defeito genético ou mutação que o gene tem. Há mais de mil tipos diferentes de mutação para esse gene. Os sintomas mais comuns são:

  • pele de sabor muito salgada;
  • tosse persistente, muitas vezes com catarro;
  • infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;
  • chiados no peito, ou falta de fôlego;
  • baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite;
  • fezes volumosas e gordurosas, e dificuldade de defecar.

Antigamente, crianças afetadas pela fibrose cística mal chegavam à idade de completar a escola primária. Entretanto, atualmente, o diagnóstico precoce e o tratamento correto aumentam a expectativa e a qualidade de vida de crianças e adultos acometidos pela doença. Atualmente existem 3 testes eficazes para essa doença: teste do suor, teste do pezinho e teste genético.

Posts recentes:

Ontem celebramos 38 anos de acolhimento e um olhar atento à saúde e ao bem-estar! Desde 1986, o Instituto Cisne tem transformado …

Julho Amarelo está aqui para lembrar a todos da importância vital da prevenção das hepatites virais. Conheça os diferentes tipos de hepatite …

Cuide do seu bebê! A imunização com a vacina BCG é fundamental para prevenir as formas mais graves da tuberculose. Leve-o à …

Estar informado sobre o diabetes é essencial para se prevenir e ter uma vida saudável. Mantenha um estilo de vida equilibrado, com …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo