Parece que o sexo masculino sofre mais com o coronavírus. Por quê?

Parece que o sexo masculino sofre mais com o coronavírus. Por quê?

Desde o início da pandemia do coronavírus, há indícios de que esse agente infeccioso é um pouco mais agressivo para os homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 63% das mortes na Europa ocorreram entre o sexo masculino.

Cerca de 200 estudos citam o sexo como um dos fatores envolvidos na evolução da doença. E talvez seja mesmo, mas é preciso saber se é por uma questão orgânica ou comportamental. Diante dessa situação, vamos ver alguns fatores que mostram como o sexo masculino pode estar envolvido ou não com essas afirmações.

Homens cuidam menos da saúde

“Eles são mais reticentes no autocuidado, além de fumarem e beberem mais. Também têm mais doenças crônicas como diabetes e hipertensão e aderem menos ao tratamento delas”, explica um médico urologista.

Realmente, essa combinação acaba tornando os homens mais suscetíveis a versões graves de infecções, principalmente as de magnitude respiratória. Uma hora temos um organismo debilitado por uma condição de saúde descompensada e em outra um estilo de vida ruim teria mais dificuldade para responder a uma ameaça como o novo coronavírus.

Menos diagnósticos, menos saúde

Outro fator que acompanha esse tema é a falta de diagnósticos e exames preventivos no decorrer de suas vidas, e a falta de um tratamento no começo de doenças graves, como o câncer de próstata por exemplo, acabam por deixar os homens menos saudáveis.

O organismo masculino favorece o coronavírus?

O coronavírus invade as células do corpo por meio dos chamados receptores ECA2. Essas estruturas ficam localizadas na superfície das células de diversos órgãos, servindo de porta de entrada para o vírus.

Acontece que estudos conduzidos antes e após o início da pandemia apontam que os homens possuem mais receptores ECA2 nas células do que as mulheres. Mas ainda não está comprovado que essa diferença influencia na severidade da doença.

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo