Veja as razões científicas para valorizar suas amizades

Veja as razões científicas para valorizar suas amizades

Pesquisadores apontaram que ter um melhor amigo de infância pode ser fundamental para a saúde mental na vida adulta. Publicado no periódico Child Development, o artigo questionou 169 adolescentes de diferentes etnias e condições socioeconômicas, sobre seus melhores amigos durante três idades: 15, 16 e 25 anos.

A pesquisa identificou que, aos 25 anos, quem matinha laços fortes com amigos da infância tinham menos ansiedade, mais autoestima e menos sintomas de depressão. Além disso, o diagnóstico mostrou que a qualidade é mais importante do que a quantidade: jovens que priorizavam um círculo social mais amplo eram mais ansiosos.

 

Boas amizades na infância podem fazer bem para a sua saúde na vida adulta

Pesquisadoras norte-americanas acompanharam a saúde de 267 homens na faixa dos 30 anos de idade e perguntaram aos pais deles se eles passavam muito tempo com os amigos quando eram crianças. E o resultado foi que os homens que, segundo os pais, brincavam mais com os colegas durante a infância também tinham menor índice de massa corporal e pressão arterial mais baixa na vida adulta.

Isso sugere que as nossas vidas sociais podem ter uma pequena influência protetora na nossa saúde física na vida adulta. E que não são só as pessoas que cuidam de nós e as circunstâncias financeiras que influenciam nossa saúde, mas também nossos amigos, que podem ser protetores da saúde.

Interagir com mais pessoas faz bem para saúde

Segundo um estudo publicado no periódico Journals of Gerontology, idosos que interagem mais com familiares, amigos e conhecidos têm melhores índices de saúde e bem-estar emocional. Os resultados também mostraram que aqueles que conversavam mais com amigos e conhecidos se exercitavam mais, eram bem-humorados e tinham menos sentimentos negativos.

A explicação é simples: para interagir com outras pessoas fora do círculo familiar, os idosos precisam sair de casa ou, pelo menos, caminhar até a porta para recepcioná-las.

Esses estudos mostram as várias razões que temos para cultivar amizades. Manter amizades as vezes pode até ser difícil, mas os resultados valem muito a pena, tanto para nós como para nossos amigos!

Posts recentes:

#SaiunaMídia !

Na última semana, o Pré-Candidato a Prefeito de Barueri, Beto Piteri, que atualmente é Vice-Prefeito e Secretário de Governo do Prefeito, Rubens …

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo