Risco de contaminação: Por que é errado usar a máscara no queixo?

Risco de contaminação: Por que é errado usar a máscara no queixo?

As máscaras tornaram-se obrigatórias em diversas cidades brasileiras no combate ao novo coronavírus. No entanto, o uso inadequado delas aumenta os riscos de infecção. Entre os principais erros, estão colocá-las no queixo ou deixar o nariz descoberto.

Por que é errado deixar a máscara no queixo? Se for preciso tirar a máscara por pouco tempo  ao beber água, por exemplo , não a puxe para o queixo. Primeiramente, porque, ao fazer isso, você terá de encostar na parte do tecido, que pode estar contaminada. O ideal é só tocar nas cordinhas ou no elástico.

Além disso, há o risco de a máscara se inverter, ao ser tirada do queixo e posicionada novamente no rosto. A parte externa, que talvez esteja com o vírus, pode virar para dentro e ficar em contato com a pele, justamente na área das mucosas, ocorrendo assim  a contaminação.

A máscara serve como barreira: quem já estiver contaminado não vai espalhar gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar, por exemplo. E aqueles que estiverem saudáveis também terão uma proteção no rosto para que as mucosas da boca e do nariz não entrem em contato com partículas contaminadas.

Para que a proteção seja efetiva, a máscara deve cobrir o nariz inteiro, descendo até o queixo, de modo que não sejam formados vãos por onde gotículas possam entrar. O equipamento não vai se mover pelo rosto – vai moldar-se a ele.

Posts recentes:

Feliz dia das mães a todos!

Ela é o conforto nos momentos difíceis, a luz nos dias escuros e a força que nos impulsiona a seguir em frente. …

Vamos nos juntar para ajudar e dar apoio às vitimas das enchentes no Rio Grande do Sul! Você pode doar produtos de …

Neste Dia Internacional do Trabalhador, queremos expressar nossa mais profunda gratidão a todos os membros da nossa equipe. Cada profissional, de cada …

A segurança no maior Centro de Diagnósticos público do Brasil é um desafio, pois, assim como qualquer unidade de saúde, nossa preocupação …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo