Endometriose: o que é e como afeta a vida das mulheres?

Endometriose: o que é e como afeta a vida das mulheres?

O que é Endometriose?

A endometriose acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce para fora do órgão. Os fragmentos vão parar no ovário, nas trompas e até em regiões vizinhas. Mesmo deslocado, o tecido excedente é estimulado a crescer e, na hora da menstruação, descama junto com o endométrio original.

A partir daí, surgem as cólicas intensas, o desconforto e, com o tempo, dificuldades para engravidar. Além disso, o risco de câncer de ovário é mais alto em mulheres com o problema.

 

 

Sinais e sintomas

  • Cólica intensa mesmo fora do período menstrual;
  • Inchaço abdominal;
  • Dor durante e após o sexo;
  • Dor para urinar e evacuar;
  • Intestino preso ou solto demais;
  • Menstruação irregular;
  • Dificuldade para engravidar.

A prevenção

Embora em muitos casos não dê para prevenir o aparecimento da endometriose, alguns hábitos diminuem o risco de ela dar as caras, como diminuir o estresse e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, como o salmão e o óleo de linhaça.

 Exames de rotina

  • Ultrassom pélvica ou transvaginal: O ultrassom pode ser feito através da pelve ou por via transvaginal, sendo um dos primeiros exames para investigar a endometriose, sendo preciso esvaziar completamente o intestino antes do exame tomando um laxante no dia anterior.

 

  • Exame de sangue CA125: O exame CA 125 não é específico para endometriose, mas também pode ser solicitado e deve ser feito no 1º ou no 2º dia do ciclo menstrual. Ele pode indicar a doença quando o resultado é acima de 100 UI/mL. 

 

  • Ressonância magnética: Normalmente é pedida quando há suspeita de massas ovarianas que precisam ser melhor avaliadas e também pode indicar endometriose profunda, que afeta também o intestino.

Posts recentes:

Se atente contra a Dengue!

Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência relacionada aos casos de dengue. Este é o momento de intensificar os cuidados e …

Previna as ISTs – Use camisinha!

Carnaval se aproximando, é hora de relembrar a importância de curtir a folia com responsabilidade e atitudes saudáveis. Relações sexuais desprotegidas (sem …

Durante este mês, as cores Roxo e Laranja ganham um destaque especial na área da saúde. 💜🧡 Enquanto o Fevereiro Roxo aborda …

A mamografia é um dos principais exames para o diagnóstico do câncer de mama, e sua realização regular, conforme a indicação médica, …

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo