Ainda em fase de testes, o novo método anticoncepcional promete ser mais fácil e eficaz do que outras pílulas disponíveis no mercado.
Cientistas americanos desenvolveram um novo método contraceptivo que pode facilitar a vida das mulheres: uma pílula anticoncepcional que só precisar ser tomada uma vez no mês. O intuito da descoberta é promover uma maior aderência ao tratamento pelas mulheres, uma vez que muitas se esquecem de tomar a pílula de uso diário.
Os resultados iniciais do novo medicamento foram mostrados em um artigo publicado na revista Science Translational Medicine. Nele, os pesquisadores destacam que, no intervalo de 3 meses, entre 40 e 50% das mulheres esquecem pelo menos uma dose da pílula diária. Portanto, a aderência poderia ser aumentada se a frequência da dose for diminuída.
Como funciona a pílula mensal?
A pílula formulada pelos cientistas se trata de uma cápsula gelatinosa, que permite a administração oral. Uma vez ingerida, ela é dissolvida no organismo e libera um polímero que se instala na parede do estômago, que fica responsável por liberar os hormônios num período de 3 semanas.
Benefícios da pílula mensal
Diante da descoberta, os pesquisadores ressaltam a importância dos métodos que reduzem a frequência de dosagem, uma vez que muitas mulheres esquecem de tomar as pílulas diárias. Dessa forma, um tipo de anticoncepcional de uso mensal aumentaria a eficácia do tratamento